Páginas
Jovens Amigos ada Sagrada Face
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Parabéns! Parabéns! Parabéns!
MÔNICA
Ela é muito especial para nós, todo mundo sabe disso. Sua perseverança é marca registrada. Sua dedicação ao grupo nos motiva a continuar nossa caminhada com generosidade e disposição.
Agradecemos a Deus o dom da tua vida e por podermos participar dela, compartilhando assim deste dom tão maravilhoso: você!
te amamos.
HENRIQUE
A vida é assim feita de descopbertas e vicências: aprendizado. Quando aprendemos acertamos e erramos, caimos e levantamos: nisso todos somos iguais. Henrique você faz parte da nossa alegria, do nosso coração. Com você caminhamos e você está conosco, na nossa tragetória de crescimento.
pedimos a Deus que te conceda paz e muita felicidade, que o Senhor te abençoe sempre.
ANDRESSA
A tua alegria, teu sorriso de menina nos caontagia. Sua presença no JASF é certamente uma renovação, sangue novo nas nossas veias. Você nos traz a legria de quem começa a caminhar e nós te damos a experiência de quem já caminha a mais tempo, dessa forma somos amigos, amigos que busca o grande tesouro: a Face de Cristo.
Que o Senhor ilumine tua caminhada, tua tenra juventude e que possa te conceder a perseverança para estar conosco por muito tempo. Te amamos.
domingo, 8 de novembro de 2009
Parabéns Berg
Verdadeiramente podemos dizer que presença não significa necessáriamente corporeidade. Você está tão distante territorialmente e tão próximo. Sua amizade, compromisso e solidariedade estão tão presente quanto antes e isso nos encoraja em nossa caminhada.
é bonito perceber o quanto podemos contribuir positivamente na vida das pessoas com as quais convivemos e o bem que fazemos pode perdurar por tempo indeterminado. Isso nos ajuda a refletirmos a qualidade da nossa presença e participação nos lugares onde estamos e com as pessoas com as quais nos encontramos.
Feliz aniversário Berg, que esta data seja simbolo de mais um ano vivido na graça de Deus, seja o resultado de aprendizagem e desejo de crescer no amor. Rezamos por ti e estaremos sempre unidos independente do espaço e do tempo pois o que nos une é o ideal de seguirmos a Cristo e isso não tem medidas nem limites.
Te amamos.
Samila! Samila!
Querida Samila, seja você mesma uma artista, iluminada pela graça de Deus, que constrói com suavidade e beleza sua vida. Deixe que o Senhor vá lhe mostrando o que é bom e faça suas escolhas, confie nos dons e talentos que o Senhor lhe concede, arrisque no amor e conquiste sua felicidade.
Deus lhe concedeu muitos dons, sua docilidade, ternura, gentileza... são dons de pessoas fortes, pois somente os fortes sabem e não temem ser suaves.
Que Deus te abençoe sempre mais menina. Parabéns daqueles que amam.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
compromisso
Compromisso, uma palavra talvez esquecida por uns, por outros mal compreendida... mas afinal o que ela significa?
Se comprometer significa obrigar-se por vontade própria a realizar uma promessa feita em grupo, o compromisso diz mais respeito a atitude que cada um dos membros do grupo assume para realizar (concretizar) o que se propuseram fazer em conjunto. O compromisso empenha as pessoas por elas próprias, isto é, obriga-as livremente a cumprirem o que prometeram. Neste sentido o compromisso assumido na liberdade dos filhos de Deus exige responsabilidade. Enquanto o homem tiver vida o compromisso nunca acaba, porque quando se atinge uma meta se abraça imediatamente outra; a nossa vida enquanto peregrinos por essa terra é um contínuo comprometer-se até vermos Deus face a face.
Você também fez um juramento, comprometeu-se com a Sagrada Face de Cristo, com sua família religiosa. Diante dessa definição, como você está respondendo ao seu chamado de ser JASF?
Abra seu coração e sua mente para este questionamento, seja honesto com você e tome uma decisão coerente na sua vida. Só você pode escolher seu caminho, escolha-o com a alegria de uma criança, a coragem de um jovem, a maturidade de um adulto e a sabedoria de um ancião.
O Jovem Amigo:
1° Vive o carisma de Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos; ( de forma concreta como você procura vivenciar o carisma na sua vida?)
2° Cultiva e propaga a devoção a Sagrada Face e a Madre Mastena; ( de que maneira? )
3° Cultiva a vida de oração e busca conhecer Jesus através de leitura e aprofundamento da Palavra de Deus e assume o compromisso de fazer uma hora de reparação Eucarística no primeiro domingo de cada mês; (quanto tempo você dedica para a sua vida de oração diariamente? Que interesse concreto você tem pela Palavra de Deus?
4° É alegre, comunicativo, otimista, sincero, companheiro e não deixa-se abater pelas dificuldades; ( que características humanas você cultiva na sua vida? Procura ser um ser humano melhor para os que de alguma forma convivem com você? O que as pessoas próximas pensam de você?)
5° É um jovem comprometido, consciente e ético. ( dentro e fora do grupo como estas palavras se tornam verdade na tua vida?)
6° Participa da missa semanalmente, sabe se comportar na casa de Deus e nos encontros e veste-se adequadamente. (como você participa da missa? No final da Santa Missa sabe o que escutou, o que cantou e o que rezou? Como prepara-se para este momento?)
7° Tem fé e busca o crescimento e a maturidade, colaborando para criar no grupo um ambiente onde seja possível fazer experiência de Deus; ( O que evangelicamente eu acrescento ao JASF enquanto grupo? Deixo me guiar por sentimentos mundanos?)
8° Não se deixa levar pelas coisas do mundo, procurando viver de forma correta, sendo exemplo para as pessoas e especialmente para outros jovens; (você é um testemunho de jovem cristão para outros jovens, os que não estão no grupo lhe olham como uma pessoa coerente ou em busca de Deus?)
9° É assíduo, participativo e respeitoso nos encontros, sabe a hora certa de falar e escutar as pessoas; (como tem sido seu interesse pelo JASF, que sacrifícios você tem feito para ser responsável aos seus compromissos?)
10° é solidário e presta ajuda a quem precisa segundo suas possibilidades; ( você considera-se uma pessoa sensível a realidade do outro? Porque? De que forma isso contribui para seu testemunho cristão?)
Obs: você tem uma tarefa no grupo? Como está realizando-a?isso tem lhe ajudado a crescer como membro do grupo?
Renovação da águia
A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie, chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem de tomar uma série e difícil decisão…
Aos 40 anos a águia está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e voar se torna difícil!
A águia então só tem duas alternativas: morrer… ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura, em média, 150 dias:
Consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Então, após, encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, com muita dor.
Após arrancar o seu próprio bico a águia espera que nasça um novo bico, com o qual irá arrancar suas velhas unhas, uma a uma, novamente com muita dor. Quando as novas unhas começam a nascer, a águia então passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses ela vai para o famoso vôo da renovação e para viver plenamente mais 30 anos.
O JASF precisa de renovação, deixar de lado o comodismo, o cansaço, a apatia... o mundo precisa de sangue novo, empenho jovem, de pessoas que verdadeiramente encarnem o Evangelho de Jesus Cristo com coragem e humildade. Não precisamos de números, não precisamos ser um número a mais em lugar nenhum, isso seria viver por viver, ser morno, seríamos iguais a Maria vai com as outras... Um a mais, somente. Precisamos de gente que deseja fazer a diferença, gente com compromisso, engajada pelo Reino de Deus, cristãos com coração generoso, que mesmo reconhecendo suas limitações, conscientes das dificuldades em ser seguidor de Jesus, não desistem, não desanimam, porque sabem em quem colocaram a esperança: Cristo.
Então, você quer fazer a diferença? Tem coragem para isso? A decisão é tua!
É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais da liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pelo amor. Pois toda a lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros! Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei. Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito. Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros. Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros. Carregai os fardos uns dos outros; assim cumprireis a lei de Cristo. Pois, se alguém julga ser uma pessoa importante, quando na verdade não é nada, está se iludindo a si mesmo. Cada um examine suas próprias ações; então, poderá ter de que se gloriar, mas somente por referência a si mesmo e não se comparando com outrem. Pois cada qual tem de carregar seu próprio fardo. Não vos iludais, de Deus não se zomba; o que alguém tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não esmoreçamos na prática do bem, pois no devido tempo colheremos o fruto, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé. Irmãos, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito. Amém! (Gal.5)
Reflita sobre este texto de São Paulo aos Gálatas e perceba o que o Senhor lhe diz através destas palavras.
Ao final de sua reflexão escreva uma carta para o JASF, partilhe seus sentimentos e pensamentos, o que o tocou e que resposta você dá livremente ao grupo. Esta carta deverá ser entregue durante a semana .
“fazei de nós Senhor, peregrinos em busca da tua Face.”
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Um lindo aniversário:
domingo, 18 de outubro de 2009
IV FEST'ART FOI 10
Mesmo se tudo parece perdido, sem solução, mesmo quando o desânimo abate a muitos é necessário não esquecer o que se quer de verdade, qual o objetivo que nos movimenta.Em breve as fotos serão postadas...rsrsrsr
sábado, 3 de outubro de 2009
Bíblia: o Livro Sagrado
A Bíblia é um conjunto de livros escritos durante vários séculos, por várias mãos. A palavra Bíblia, ao pé da letra, significa “livrinhos", plural da palavra grega biblíon ("livrinho") que, por sua vez, é o diminutivo da palavra biblos ("livro"). A palavra "Bíblia" para se referir às Sagradas Escrituras foi usada pela primeira vez por João Crisóstomo, no quarto século depois de Cristo.
Assim, a Bíblia consiste de uma coleção de livros menores, diferentes entre si. Cada um desses livros aborda uma mensagem com a finalidade de iluminar a vida do povo de Deus, de acordo com a realidade da época em que foi escrito. Há, ao todo, 73 livros, escritos de diversos modos: história, poesia, hinos, cartas e outros escritos, conforme a mensagem a ser comunicada.
Os 73 livros que se encontram na Bíblia cristã dividem-se em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A palavra "testamento" vem da tradução grega para a palavra hebraica berit, que significa "aliança", "pacto". Logo, as duas grandes partes da Bíblia referem-se à Antiga e à Nova Aliança entre Deus e o seu povo.
ANTIGO TESTAMENTO
Pentateuco (a Lei)
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio
Os cinco primeiros livros da Bíblia formam o Pentateuco. Pentateuco é uma palavra grega que significa "cinco livros". Foram escritos ao longo de 500 anos e falam da criação do mundo e da Aliança que Deus fez com o povo hebreu.
Livros históricos
Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus
Os livros históricos formam a maior parte do Antigo Testamento. Contam a história desde a entrada na Terra Prometida até pouco antes do nascimento de Jesus. São divididos em três grupos:
a) Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis: procuram mostrar que o importante na caminhada do povo é a fidelidade à Aliança com Deus. Quando as lideranças e o povo são fiéis à Aliança, recebem a bênção; quando há desrespeito ao pacto, caem em desgraça.
b) 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, 1 e 2 Macabeus: escritos após o exílio na Babilônia, contam a história de modo a orientar o povo na reconstrução para organização e sobrevivência diante do poder estrangeiro.
c) Rute, Tobias, Judite, Ester: apresentam situações vividas pelos judeus na Palestina ou no estrangeiro, com a finalidade de iluminar o povo. Não são acontecimentos históricos. São histórias inventadas a partir de situações reais e concretas do povo.
Livros sapienciais e poéticos
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico
Nestes livros, temos a sabedoria e a espiritualidade do povo de Deus. Os livros de sabedoria são cinco: Jó, Provérbios, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico. Os livros de poesia são dois: Salmos e Cântico dos Cânticos.
Livros proféticos
Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
Os livros proféticos são tradicionalmente divididos em dois grupos: os profetas maiores e os menores, de acordo simplesmente com o tamanho dos livros. Os quatro maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Profetas foram aqueles que, ao longo da história, convocaram as lideranças e o povo para a conversão ou volta ao projeto de Deus, denunciaram situações injustas e alertaram para o julgamento de Deus. Anunciam a esperança, encorajam o povo a reconstruir sua própria história.
NOVO TESTAMENTO
Evangelhos
Mateus, Marcos, Lucas, João
A palavra "evangelho" quer dizer "boa notícia". Cada um dos quatro evangelhos narra a boa notícia de Jesus, sua vida e missão, desde o nascimento até a paixão, morte e ressurreição. Foram escritos entre 30 e 70 anos depois da morte e ressurreição de Jesus, a partir das histórias que as comunidades recordavam e transmitiam de boca em boca. Os Evangelhos foram escritos não para mostrar os fatos históricos exatamente como aconteceram, e sim como um meio de se manter viva a lembrança das ações e das palavras de Jesus, para que continuassem iluminando sempre a vida do povo.
Atos dos Apóstolos
Atos dos Apóstolos
O evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos formam uma só obra. O evangelho de Lucas apresenta o caminho de Jesus, da Galiléia a Jerusalém. Os Atos dos Apóstolos mostra o caminho das primeiras comunidades cristãs, ou seja, dos discípulos de Jesus, de Jerusalém a Roma.
Cartas
Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1 a 3 João, Judas
As cartas encontradas no Novo Testamento são divididas em dois grandes grupos: as cartas de Paulo e as cartas católicas. As cartas de Paulo visam responder a situações concretas e resolver problemas específicos das várias comunidades que o apóstolo acompanhava. As sete cartas católicas, ou universais, foram escritas para toda a Igreja, e não para pessoas ou comunidades em particular. Essas cartas são: uma de Tiago, duas de Pedro, três de João e uma de Judas.
Apocalipse
Apocalipse de João
O Apocalipse de João foi escrito para iluminar a vida das comunidades que enfrentavam a perseguição no final do primeiro século depois de Cristo. Nesse livro, há muitas imagens e símbolos do Antigo Testamento que para nós muitas vezes dificultam a compreensão, mas eram familiares ao povo da Bíblia. A palavra apocalipse não quer dizer previsão sobre o futuro, mas revelação. No Apocalipse encontramos a revelação do próprio Jesus Ressuscitado.
Santa Missa
PARTES DA MISSA E SEUS SIGNIFICADOS:
1) Introdução: Normalmente há um comentário inicial, explicando o sentido da Missa e o que Deus vai falar.
2) O Canto de Entrada, que todos devem cantar, é a primeira manifestação de alegria do povo reunido por Deus.
3) O Sinal da Cruz demonstra que a Missa é realizada em nome de Deus.
4) O Ato Penitencial nos faz reconhecer que somos pecadore e que a misericórdia de Deus é maior que os nossos pecados.
5) O Hino de Louvor nos convida a louvar o amor de Deus.
6) Oração: Esta oração se chama coleta porque pretende reunir todas as intenções da Igreja e do povo presente. Até aqui a gente fica de pé, em sinal de prontidão em caminhar ao encontro do Senhor.
1) A Primeira Leitura, normalmente tirada do Antigo Testamento, mostra o que Deus quer de nós.(Na Páscoa, é do Novo Testamento - Atos dos Ap.)
2) Nós respondemos ao seu pedido com o Salmo de Resposta.
3) A Segunda Leitura nos mostra a doutrina dos Apóstolos (cartas do Novo Testamento).
4) De pé, damos as boas-vindas a Jesus, com a Aclamação ao Evangelho.
5) No Evangelho, Deus fala em Jesus, a Palavra Viva.
6) A gente senta, e o padre nos explica a Palavra de Deus na Homilia.
7) Nós respondemos a Deus, de pé, na Profissão de Fé(o “Creio” é o resumo de pontos essenciais de nossa fé católica).
8) A seguir, fazemos nossos pedidos na Oração dos Fiéis.
1) Apresentamos a Deus o Pão e o Vinho, nossas ofertas, junto com nossas vidas, enquanto cantamos o canto das ofertas.
2) em nome da comunidade, o padre pede que Deus receba os dons, na Oração sobre as oferendas.
3) O Prefácio é um hino de ação de graças a Deus. E nós respondemos, cantando o Santo.
4) A Oração Eucarística, que iniciou com o prefácio, é a narração da paixão, morte, ressurreição e glorificação de Jesus. Nela temos a invocação do Espírito Santo(quando o padre estende as mãos sobre o Pão e o Vinho), a consagração e o memorial da cruz(a resposta que rezamos depois da consagração). O padre oferece a Deus o Corpo(Pão) e o Sangue(Vinho) de Cristo e intercede por nós, Igreja, pelos vivos e pelos mortos. Durante a consagração, a narração da última Ceia de Jesus, costuma-se ficar ajoelhados, em adoração.
5) O Pai Nosso nos mostra que somos filhos do mesmo Pai e comprometidos com o seu Reino.
6) Na Oração e abraço da paz, fazemos um exercício de fraternidade, perdoando-nos uns aos outros, para poder receber o único Pão da Vida.
7) O padre nos convida a comungar, e nós nos colocamos a caminho, cantando o canto de comunhão. Pela comunhão, Cristo reparte-se para unirmos no corpo místico de sua Igreja.
8) Após haver comungado, nós agradecemos rezando, cantando ou em silêncio.
9) O padre reza a oração final, que é um compromisso com o Cristo que recebemos na comunhão.
Ritos Finais:
Deus, por meio do padre, nos abençoa e nos envia para a vida diária, na bênção final.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Novena de São Francisco
A alegria franciscana
Animador: boa noite irmão e irmãs, paz e bem da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.Nos reunimos hoje aqui para mais uma vez louvarmos a Deus através de seu servo Francisco, que para nós é exemplo de um fiel seguidor de Jesus Cristo e somente nele encontrou sua alegria. Invoquemos o sinal da Santíssima Trindade, cantando.
Sinal da cruz
Animador: hoje somos convidados a refletir sobre a alegria de Francisco, sabemos que ele encontrava na Bíblia os ensinamentos para sua vivência de fé, vejamos então o que ela nos fala sobre a alegria:
Leitor 1: (1 Tess 5,16-18). “Estejam sempre alegres, rezem sem cessar.Dêem graças em todas as circunstâncias,porque esta é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo”.
Animador: Esta exortação do apóstolo Paulo aos irmãos de Tessalônica, chega até nós como um conselho do modo de proceder de todo o cristão. São Paulo nos convida a permanecer na alegria e esta não pode ser comparada ou confundida com a alegria efêmera e fútil a qual observamos em nossa sociedade. A alegria provocada pelo consumo exagerado de bebidas e drogas, embalada pela aquisição de bens materiais, que podemos denominar de uma “pseudo-alegria”, ou seja, uma falsa alegria, um momento passageiro de prazer onde muitas vezes custa e fere a alegria de muitas pessoas.
Para Francisco de Assis a mensagem de Paulo era tão profunda que ele acolheu e compreendeu intensamente e a transmitiu aos seus irmãos:
Leitor 1: “E guardem-se os irmãos de não se mostrarem em seu exterior como tristes e sombrios hipócritas. Mas antes comportem-se como gente que se alegra no Senhor, satisfeitos e amáveis como convém” (RnB 7,15). Por diversas vezes ele os orientou a não perderem a alegria que nos é presenteada pelo próprio Cristo.
Animador: Dava aos seus co-irmãos a garantia de que o remédio mais seguro contra as mil armadilhas ou astúcias do inimigo era a alegria espiritual. Costumava dizer: “O diabo exulta, acima de tudo, quando pode surrupiar ao servo de Deus a alegria do espírito. Carrega um pó para jogar nos menores meandros da consciência, para sujar a candura da mente e a pureza da vida. Mas, quando os corações estão cheios de alegria espiritual, a serpente derrama a toa o seu veneno mortal” (2 Cel 125,2-4). São Francisco se esforçou muito para viver sempre no “júbilo do coração, conservando a unção do espírito e o óleo da alegria” (2 Cel 125,7). Em nossa sociedade é muito comum o pensamento de que somente nos momentos de prazer, euforia, nos momentos positivos e de bem estar e que a alegria se faz presente. Francisco de Assis fez a profunda experiência da gratuidade do amor de Deus, de sua benevolência e foi capaz de perceber a face escondida de nosso Deus em todas as suas criaturas e isto o fazia rejubilar de alegria. Francisco contemplava em todas as criaturas a bondade, a sabedoria e o poder de Deus (2 Cel 165). Ele enxergava nas criaturas os vestígios de Deus, sua marca, sua beleza, sua luz e sua força. Foi de sua íntima união com Deus na oração/contemplação, na escuta da Palavra e na vivência fraterna que ele mergulhou no sentido íntimo da alegria cristã de pertencermos ao Senhor: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que ele escolheu por sua herança” (Sl 33,12).
A alegria cristã e franciscana não se limita aos momentos de prazer, ela deve ser constante e intensa. “Alegrai-vos no Senhor” (Fl 3,1). A exortação de São Paulo “Abençoem os que vos perseguem; abençoem e não amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Vivam em harmonia uns com os outros” (Rm 12,14-16), comporta um compromisso com o próximo e, portanto se faz também presente nos momentos de dor e de tribulação. Daí percebemos a grande diferença entre a alegria anunciada pela sociedade, pelo mundo (pseudo-alegria) da verdadeira alegria, daqueles qu colocam a sua esperança e confiança em Deus. É somente nele apoiados que temos forças para enfrentar as dificuldades e serenidade para perceber a presença amorosa e paterna de Deus a nos conduzir e fortalecer mesmo enfrentando as dificuldades da vida.
Todo o cristão é convidado a fazer a descoberta da “verdadeira alegria”, que não pode ser confundida como uma mera satisfação pessoal, de gosto particular. Mas, a verdadeira alegria, por mais estanho que pareça, tem a forma de cruz e a cruz que nasce do amor que se sacrifica para o bem e a felicidade dos outros. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13).
São Francisco fez uma forte experiência de encontrar alegria até mesmo no sofrimento causado por outras pessoas, ele aprendeu do apóstolo Paulo: “Quanto a mim, que eu me glorie (alegre), a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (Cf. Gal 6,14). Compreendemos melhor isso quando lendo a perfeita alegria, descrita em Fioretti 8, num diálogo amigo e fraterno Francisco explica ao seu confrade Frei Leão o que é a perfeita alegria. Percebemos a grande espiritualidade brotada da experiência de Cristo que Francisco fez. Essa lição, esse legado ele deixou para todos nós. Vejamos com atenção uma breve encenação de um momento da vida de São Francisco:
Comentarista:Certa vez, indo Francisco com Frei Leão de Perúgia a Santa Maria dos Anjos, em dia frio e chuvoso de inverno, Francisco perguntou ao seu companheiro e irmão.
Francisco: Frei Leão em que consisti sentir a perfeita alegria?
Frei Leão: Seria então dar exemplo de santidade e de boa edificação?
Francisco: Não meu irmão, receio que nisso não consiste a perfeita alegria.
Frei Leão:curar os cegos, endireitar o encurvado, expulsar os demônios, restituir aos surdos o ouvido, aos coxos o andar e aos mudos a fala?
Francisco: também não meu bom irmão.
Frei Leão: ressuscitar os mortos, saber falar todas as línguas e ter o conhecimento de todas as ciências, e de todas as Escrituras?
Francisco: Nisto, com certeza, não consisti a verdadeira alegria. Mas se ao chegarmos à Santa Maria cheios de frio e de fome e muito cansados e se batêssemos à porta e fôssemos mandados embora, insultados e nós não nos perturbássemos com a injúria recebida e nos mantivéssemos alegres, pacientes e cheios de amor, nisso sim consiste a verdadeira alegria. E se continuássemos batendo e o porteiro nos maltratasse e nos batesse, se suportarmos tantos males, tantas injúrias e açoites, pensando que devemos carregar as penas do Cristo bendito, aí está a perfeita alegria”.
(os dois frades saem abraçados)
Comentarista: A perfeita alegria não é masoquismo, mas consiste na serenidade em todos os momentos da vida, inclusive nos sofrimentos e saber tirar dos momentos de dor uma lição de vida para o crescimento pessoal e para a vida de fé. Mas, para se chegar a perfeita alegria é preciso lutar contra o egoísmo, o orgulho. Quem vive somente para realizar seus projetos e sonhos pessoais sem se importar com os dos outros, com a vida do próximo, do irmão, não poderá experimentar a verdadeira alegria, que é servir e amar. “Deus ama quem dá com alegria” (2 Cor 9,7). E mais ainda: “Quem quiser ser o primeiro seja o último e seja aquele que serve a todos” (Mc 9,35). A perfeita alegria é um dom de Deus, proveniente da nossa união com Ele. É esta a única forma de chegarmos á perfeição da caridade e a perfeita alegria.
Animador: O Papa João Paulo II afirmava: “O homem de hoje necessita da fé, da esperança e da caridade de Francisco, necessita da alegria que brota da pobreza de espírito, isto é de uma liberdade interior” (11/02/03). Então caríssimos irmãos e irmãs, “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 3,1). Que a alegria que é uma virtude e marca distintiva da vida cristã e franciscana seja constante em nossas vidas. Acolhamos o conselho sábio de São Paulo “Fiquem sempre alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos” (Fl 4,4-5).
Façamos um pouco de silêncio para refletir como estamos vivendo a perfeita alegria, se mesmo diante das dificuldades e sofrimentos conseguimos nos manter serenos e confiantes em Deus.
(Depois do momento de silêncio se poderá cantar um refrão franciscano e convidar a comunidade a permanecer em oração até o início da Santa Missa.)
Parabéns John John!
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
fest'art
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
missão na Paraiba
Paróquia São José Operário
Equipe missionária
Momento celebrativo
Celebração do Lava-pés Partilha do café comunitário
Anunciar Jesus Cristo faz parte da issão de todo cristão.
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
IV FEST'ART
É isso aí, é isso aí!
O IV FEST'ART está se aproximando... vamos começar a animação, ninguém pode ficar de fora nem fazer corpo mole.
data? 17 de iutubro.
tema? uma sugestão... pode dar também a sua.
vá pensando em que equipe quer se engajar:
ornamentação
estrutura
barraca de alimentação
divulgação
finanças
o que é vocação?
Vocação significa chamado. Deus chama o ser humano para realizar uma missão assumindo um determinado estilo de vida na Igreja.
Quando nascemos recebemos o primeiro chamado, somos chamados a nascer. A vida é um dom de Deus, um presente que Ele nos concede com a tarefa de sermos felizes e realizados e também fazermos outros felizes. Viver de forma digna buscando agradar a Deus com nossa existência é responder com gratidão a este primeiro chamado.
Depois recebemos o chamado a sermos cristãos na Igreja, o convite a sermos batizados onde assumimos a tarefa de sermos outros cristos no mundo. Todo batizado deve viver segundo Jesus Cristo assumindo aquilo que Ele viveu e ensinou, quando somos cristãos engajados, comprometidos com a comunidade eclesial e a sociedade estamos sendo verdadeiramente bons cristãos.
Depois somos chamados a uma vocação específica, a sermos na Igreja de Cristo: Leigo(a), religioso(a) ou sacerdote .
O LEIGO assume seu batismo sendo luz do mundo e sal da terra, onde ele está é uma presença do maor de Deus, testemunha o Evangelho de Jesus em todos os lugares onde está: na família, no trabalho, no laser... o mundo ptrecisa de leigos conscientes de sua missção e importancia para a evangelização atual. O leigo pode ser solteiro, consagrado ou não e também constituir uma família com o sacramento do matrimônio.
O RELIGIOSO (A) é alguém que deseja seguir Jesus mais de perto, alguém que sente-se feliz em condsagrar toda sua vida ao reino, a Deus a serviço dos irmãos fazendo os votos de Castidade, pobreza e obediência. O religioso (a) vive na terra o que será vivido de forma plena no céu.
O SACERDOTE´e alguém que vendo a realidade do povo sente seu coração inclinado a servi-lo como fez Jesus, alguém que por amor anuncia e vive a Palavra de Deus, alguém que é ponte de união entre Jesus e a comunidade cristã. o sacerdote doa-se totalmente pelo serviço da Igreja, celebrando os sacramentos e guiando o povo a Deus.
Todos nós temos nossa vocação específica, é preciso estaratento para entender o que Deus quer de nós, pois nossa felicidade depende de uma escolha acertada. Todas as vocações são igualmente bonitas e importantes para o Reino, todas elas tem seus desafios e recompensas, o importante é viver sua vocação buscando a santidade.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
parabens monalisa!
Na verdade não foi esquecimento, as férias e amissão na Paraíba adiaram a mensagem que seria inevitável como inevitável é a admiração por uma pessoa tão especial como Monalisa. Uma garota cheia de talentos, que coloca seus dons a serviço da comunidade e desta forma enche de alegria e santo orgulho sua família espiritual: nós do JASF.
sábado, 18 de julho de 2009
amizade: dom de Deus
Amigo é alguém com quem podemos nos alegrar de verdade,
falar de nossas conquistas sem medo da inveja,
falar de nossas fraquesas sem medo do despreso,
falar dos nossos sonhos sem medo do descaso,
falar da vida, do amor, de Deus...
Nem sempre o amigo está ao nosso lado fisícamente mas, espitualmente ele habita o nosso coração.
Nem sempre o amigo fala as palavras que queremos ouvir, mas no seu silêncio ou na palavra dura ele nos revela seu amor.
O amigo as vezes erra e se somos amigos de verdade, se nosso amor é grandioso, perdoamos e nos deixamos perdoar, recomeçamos porque vale a pena.
Amigo é presente, jóia valiosa, flor rara.
Se encontrou uma amizade, do tipo especial,cuide bem dela, poir amigos não estão à venda, não se compra não empresta.
Se queres ter amigos, seja então um bom amigo, pois se no amor as difenças se atraem, na amizade os semelhantes se procuram.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
II festival de música vocacional
Olhe que tem gente que sai de fininho, disfaçadamente,mas o nosso câmera não deixa nada escapar.
NÃO TEMAS
Esta é a nossa música. Muito linda, linda mesmo, pena que a gravação não é tão boa.
Ficamos com o segundo lugar do festival, por um ponto, o que significa que somos muito bons.
Valeu banda JASF, vocês são D+
segunda-feira, 13 de julho de 2009
parabéns Leo!
terça-feira, 7 de julho de 2009
terça-feira, 30 de junho de 2009
Luana!!!!
Vládia!!!!!!!!!!!!!!
Luara!!!
quinta-feira, 25 de junho de 2009
“O papa está certo”
Bento XVI disse que distribuição de preservativos não iria frear a epidemia de AIDS do continente africano. Edward Green concorda.
Edward Greendiretor do Projeto de Pesquisa e Prevenção da Aids da Escola de Saúde Pública de Harvard
segunda-feira, 22 de junho de 2009
o que é isso?
Nem sempre valorizamos as pessoas que estão mais próximas de nós e que tanto nos amam: nossos pais.
Sempre encontramos defeitos em suas atitudes, apontamos os seus erros, reinvidicamos o que eles não fizeram por nós... e esquecemos que se eles não tivessem nos dado amor, mesmo com suas limitações, não estaríamos aqui.
Aprendamos pois a mar mais que cobrar, se pensamos que eles falharam conosco, não falhemos pois com eles.
de férias!!!!!!!!!!!
Lembremos de uma frase da nossa Madre Fundadora:" que cada instante seja santificado." Santifiquemos pois cada instante, cada gesto, cada palavra... Que em tudo sejamos reveladores da Face dolcíssima do bom Jesus.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
II Festival de música Vocacional
Horário: 14h45min iniciará o sorteio da ordem das apresentações. Logo após o sorteio será dado 15 minutos para que sejam iniciadas as apresentações.
Local: quadra coberta da Igreja do Parque São José, na Av. Osório de Paiva, próximo ao terminal de Ônibus do Siqueira.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
3° Cultiva a vida de oração e busca conhecer Jesus através de leitura e aprofundamento da Palavra de Deus e assume o compromisso de fazer uma hora de
um sinal a surpreende
domingo, 31 de maio de 2009
os dons do Espírito Santo
TODOS OS DONS SÃO PRESENTES DE DEUS
Eles são inspirados no texto do profeta Isaías (11, 2-3). O Novo Testamento assume esta profecia na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ele seria possuído pelo Espírito de Deus e a partir de sua força, praticará um reinado alicerçado na justiça e na paz, conforme os dons recebidos.
O número sete no contexto bíblico. Significa universidade, totalidade, perfeição. Os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons.
São Paulo, em Gálatas 5, 22-23, fala nos "frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si". Estes frutos provêm de um projeto de vida que todo cristão é chamado a perfazer. Isto não significa que os teremos de uma hora para outra.
Mas, a vida do cristão é um constante converter-se ao crescimento da fé, e um comprometimento para gerar estes frutos na convivência do dia-a-dia.
Podemos dizer que os "dons são qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano para seguir com gosto e facilidade os impulsos divinos, para tomar a decisão acertada em situações obscuras e para reprimir as forças do orgulho, do egoísmo e da preguiça, que se opõem à graça de Deus".
OS SETE DONS E SEU SIGNIFICADO
Vivemos um tempo de grande riqueza em nossa Igreja. Quantos jovens e adultos fazem as comunidades, as famílias saírem de sua passividade e acomodação para tomarem seus membros sujeitos da própria historia através da partilha de seus dons.
Estes dons se transformam em fraternidade, solidariedade, justiça. Através de uma vivência comunitária nos grupos de reflexão, grupos de oração, estudo bíblico ... criam-se práticas sociais e maior consciência de cidadania.
Os sete dons: Sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada cristão. Mas, também, capacitam para superar o perigo da indiferença e do medo, para amar a Deus como Pai. Estes dons, ainda, empenham os cristãos na luta por um mundo mais justo e humano e para perseverar na fé e na esperança, mesmo em meio aos desafios e dificuldades.
Eles resumem toda a ação do Espírito Santo nas pessoas.
Os dons doados pelo Espírito de Deus não tornam as pessoas passivas, inertes, acomodadas. Mas, pelo contrário, o cristão que toma consciência de que está imbuído por seus dons, transforma sua vivência.
Um cristão crismado que não ajuda a transformar, a mudar a sociedade em que vive, certamente engavetou seus dons.
b) Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...
c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.
d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...
e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.
f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
g) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.
Vem, Espírito de Deus,enche os nossos corações com tua graça.És o sopro de Deusque dá vida ao que está morto,que dá vida ao nosso sere que nos tira do túmulo da preguiça edo comodismo.És fogo que queima o que está errado em nós,que aquece nosso coração para amar,que ilumina nossa mente para entender.Faze-nos conhecer Jesus Cristoque veio revelar o amor do Pai.Faze-nos conhecer o pai e sua bondade infinita.Faze-nos tuas testemunhas,instrumentos nas tuas mãospara que os corações dos homens se transformeme assim a terra se renove.Para que reine a justiça e a paz,a solidariedade e o amor.Para que o Reino de Deus se estenda cada dia mais Amém.
BIBLIOGRAFIA:
Secretariado Regional Sul II, Espiritualidade do Catequista.CODINA, Victor, IRARRAZAVAL, Diego. Sacramentos de Iniciação, Vozes, Petrópolis.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Você é JASF
Berg, nosso amigo, amigo da Sagrada Face, é um jovem que revela no seu rosto o desejo por algo mais, é daqueles jovens inquietos, com sede de infinito e fome de um sentido maior e real para a vida.
Sentiremos sua falta, é verdade, mas queremos que seja feliz, que trilhe seu caminho, faça descobertas, realize conquistas...
Ber, você tem uma missão: levar a Face de Cristo. Você não participa do JASF, você é JASF, um Jovem Amigo da Sagrada Face, um peregrino nesta terra em busca da Face do seu Senhor que se esconde no rosto de todo ser vivente, especialmente aqueles mais sofredores.
Nunca esqueça quem você é.
sábado, 16 de maio de 2009
Site oficial da Sagrada Face
terça-feira, 12 de maio de 2009
2° Cultiva e propaga a devoção a Sagrada Face e a Madre Mastena
A pequena Teresa Maria
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Nossa Senhora - palavra do Papa
AMÃ, domingo, 10 de maio de 2009 (ZENIT)- Ao término da Missa no Estádio Internacional de Amã, Bento XVI conduziu a oração do Regina Coeli junto dos fiéis presentes. Estas foram as palavras do Papa na introdução da oração mariana da época da Páscoa.
* * *
Caros amigos,
durante a Missa, falei do carisma profético das mulheres, como portadoras do amor, mestras da misericórdia e construtoras da paz. O supremo exemplo da virtude feminina é a Virgem Maria: Mãe da Misericórdia e Rainha da Paz. Enquanto agora nos voltamos a ela, invocamos sua intercessão materna para todas as famílias destas terras, para que possam realmente ser escolas de oração e de amor. Pedimos à Mãe da Igreja que coloque seu olhar misericordioso sobre todos os cristãos destas terras, e com a ajuda de suas orações, eles possam ser verdadeiramente unos na fé que professam e no testemunho que oferecem. A ela, que tão generosamente respondeu ao anjo e aceitou o convite para se tornar a Mãe de Deus, pedimos que dê coragem e força a todos os jovens que hoje discernem sua vocação, para que também eles possam dedicar-se generosamente a cumprir a vontade do Senhor.
Neste tempo de Páscoa, é com o título do Regina Coeli que nos voltamos à Santíssima Virgem. Como fruto da Redenção alcançada pela morte e ressurreição do seu Filho, ela foi elevada à glória eterna e coroada Rainha dos Céus. Com grande confiança no poder de sua intercessão, nos voltamos agora a ti, com alegria nos nossos corações e amor pela nossa gloriosa e sempre Virgem Mãe.
segunda-feira, 4 de maio de 2009
1° Vive o carisma de Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos;
A família mastena
domingo, 3 de maio de 2009
Novena de Nossa Senhora
sábado, 25 de abril de 2009
Renovação dos compromissos
Comprometer-se significa dizer "sim" ao seguimento de Jesus como um Jovem Amigo da Sagrada Face, procurando a Face de Cristo presente em toda pessoa, sendo um sinal de Deus para a humanidade.