Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

formação VI encontro de férias (PARTE III)

A FALTA DE PERDÃO ATINGE O SER HUMANO EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES.
Quando guardamos raiva ou rancor de alguém no coração, sentimos que isso repercute em toda nossa vida.
DIMENSÃO EMOCIONAL: porque deixamos de amar como antes. Temos apenas um coração para amar e se este coração foi machucado por alguém, é com este coração que se vai amar a esposa, o marido, os filhos, os amigos, os pais, os irmãos. Não há como trocar o coração dizendo: nesse coração vou guardar a raiva daquela pessoa e nesse outro vou amar estas outras...isso não existe. Se o emocional está doente, significa que minha capacidade de amar está doente, machucada e ferida. Se um jogador de futebol está com o tornozelo machucado, ele precisa parar e recupera-se, espera a dor passar e somente depois estará pronto para jogar novamente.As vezes queremos entrar na partida do amor sem estar em condições ideais. Aí acabamos atrapalhando os companheiros e prejudicando a nós mesmos.
DIMENSÃO PSIQUICA: quando ficamos remoendo a mágoa dentro de nós, dispensamos uma força enorme e não conseguimos mais esquecer uma ofensa ocorrida, é como se a ferida continuasse sempre aberta, sem cicatrizar-se. As feridas em nosso coração são muito nocivas à nossa saúde psicológica. Nossa imunidade emocional torna-se muito fraca, nos tornamos muito sensíveis, tristes, angustiadas, ansiosas...
DIMENSÃO FÍSICA: a falta de perdão nos envelhece, nos rouba a paz e a serenidade. Começamos então a somatizar. Um estudo comprovou que 70% a 80% das doenças físicas estão relacionadas com bloqueios interiores. O povo da Bíblia já percebia esta verdade: “a inveja e a raiva abreviam os dias e a preocupação traz a velhice antes do tempo” (Eclo 30,24)
DIMENSÃO ESPIRITUAL: quando não perdoamos construímos uma barreira impedindo que a graça de Deus aconteça em nossa vida: “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” (Lc 11,14). Em outra passagem Jesus nos revela que se sabemos que “alguém tem algo contra nós, precisamos deixar nossa oferta no altar e ir nos reconciliar com ele primeiramente, para depois fazer a nossa oferta.” (Mt 5,23-24). Esse é o convite do Senhor: ser pessoa de profundo perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.