Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

formação VI encontro de férias (PARTE V)

APRENDENDO A PEDIR PERDÃO
Só podemos pedir perdão quando temos uma clara consciência de nossa limitação e fraqueza. Pedir perdão nunca foi e nunca será só um ato de humilhação, mas também de grandeza e de fé. Quando pedimos perdão a Deus, temos certeza que Ele irá nos perdoar; isso já se torna um ato de grandeza, pois só é perdoado aquele que é amado. Deus nos ama, por isso nos perdoa. É um ato de fé porque nosso pecado impede a graça de Deus em nossa vida, e pedindo perdão estamos abrindo de novo nosso coração para acolher a Deus.
Só quem tem muita maturidade é capaz de pedir perdão ou confessar seus pecados. Quando fazemos isso, assumimos a responsabilidade de nossos atos, tiramos a máscara do nosso coração. Conheço muitas pessoas que ainda não experimentaram a paz que vem com a confissão e o perdão, devido a aparência que procuram manter na sociedade. Ficam com medo de assumir a responsabilidade e dizer que erraram, porque se preocupam irão falar delas. Ora, todos nós erramos.
Por isso, para pedir perdão a Deus, não há exercício melhor que a confissão. Freqüente sempre que possível este sacramento maravilhoso e verá a maravilha de Deus que é o perdão. Deus é misericordioso, e misericórdia significa coração voltado para o miserável. Ele tem o coração voltado para cada um de nós, volte o seu também para Ele e participe da festa do perdão.
O exercício espiritual também nos ajuda muito quando queremos pedir perdão a uma pessoa que magoamos. Não nos iludamos, somos pessoas fracas e pequenas e mesmo que não queiramos sempre acabamos magoando alguém. Se pecamos por nossa fraqueza, é no pedir perdão que nos tornamos fortes na graça.como diz São Paulo:” pois quando sou fraco, é então que sou forte.” (2 Cor 12,10). E existe algo mais forte que o perdão.
Também é indispensável pedir perdão pessoalmente à pessoa. A mágoa e o ressentimento causados só podem ser reparados quando um gesto de maior for maior que a dor causada. Dessa forma sua atitude de humildade e simplicidade torna-se uma forte alavanca para que a outra pessoa também busque forças para perdoar a você. E assim você se torna um canal visível da graça de Deus para outra pessoa.

Deus quer amá-lo por inteiro. Abra sua vida para o perdão. Com toda certeza você será mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.