Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

formação VI encontro de férias (PARTE IV)




APENDENDO A PERDOAR OS OUTROS
Oferecer o perdão a quem nos ofendeu é o primeiro passo em busca da felicidade. Perdoando, você não está dizendo que a pessoa estava certa em tudo que fez, mas que a partir dali você não mais guardará em seu coração o rancor e a mágoa que até então sentia.
Quando não perdoamos alguém que nos ofendeu nosso pecado se torna maior. Primeiro porque não estamos sendo obedientes a ordem do Senhor, que nos manda perdoar sempre; segundo, porque estamos estragando, danificando e despersonalizando a imagem de amor que somos chamados a ser.
Se não nos cuidamos, acabamos enchendo o nosso coração de mágoa e ressentimento. Depois levamos muito tempo para arrancar esse mal de nossa vida. As vezes guardamos algo que aconteceu lá no passado, que parecia não fazer mais parte da nossa vida mas, quando lembramos, ficamos magoados, chateados e até mesmos tristes. Este é o sinal de que ainda não perdoamos de todo coração. O perdão não nos faz esquecer o que aconteceu mas, também não causará mais dor quando você lembrar. A experiência do perdão é sempre de cura. Jesus insiste no perdão porque nos quer livres para mar e sermos amados. Contemplar sua Face nos irmãos e revela-la a todos aqueles que pós se aproximarem.


APRENDENDO A PERDOAR A SI MESMO
Nem sempre o perdão que devemos conceder está relacionado ao outro. Na maioria das vezes, quem mais precisa de nosso perdão somos nós mesmos.. quantas pessoas vivem tristes, amarguradas, carregando pesados fardos que elas mesmas ataram sobre seus ombros. A auto-estima quase desaparece e o sentimento de culpa vai tomando conta de todo o ser. São pessoas que não se concedem a graça de serem felizes, por viverem que devem viver castigando-se pelo que aconteceu.
Só perdoa quem ama. Se você não se perdoa, aos poucos vai matando seu amor próprio, sua auto-estima e seu valor pessoal. Os frutos que colhemos quando não nos perdoamos são:sentimento de culpa, complexo de inferioridade e autocondenação.
Há pessoas que não conseguem se libertar de pecados antigos, que Deus já perdoou e a pessoa não. Deus nossa ama apesar de nosso pecado. Não é pela capacidade de não pecamos que somos amados. A pessoa torna-se cada vez mais amada pela capacidade que tem de receber o perdão e dá-lo aos outros.Quanto mais aberto estou para receber o perdão de Deus, mais amado me sinto. Quanto mais perdão concedo a mim mesmo, mais consigo perdoar os outros e mais feliz me torno.

APRENDENDO A PERDOAR DEUS
Quando não perdôo uma pessoa que me tenha ofendido ou magoado, ergo uma barreira entre nós. Nosso relacionamento se rompe. O mesmo acontece com Deus. Quando não ofereço meu perdão a Deus, por mais que Ele me ame e queira aproximar-se de mim, existirá sempre uma barreira que impedirá nosso relacionamento.
Você poderia perguntar-se: perdoar a Deus? Como, se Ele não erra? Muitas vezes sentimos que Deus talvez tenha nos abandonado: não nos assistiu naquele momento de dificuldade; não evitou aquele acidente com a pessoa que amamos ou não nos deu força para solucionar aquele problema que tanto atrapalhou nossa vida. Outras pessoas talvez teriam de perdoa-lo por uma visão errada a seu respeito­ – que facilmente é passada no período da infância -, como um Deus vingador, castigador, carrasco etc. deus jamais nos magoaria, mas somos humanos, limitados e fracos. Às vezes culpamos Deus por nossas dificuldades. O problema é inteiramente nosso, mas já que transferimos a culpa para Ele, precisamos perdoa-lo.
Certa vez, uma mãe falando das dificuldades de educar os filhos, usou a seguinte frase: ‘eu até acho que fui eu que matei Jesus Cristo, pois nada dá certo em minha vida”. Na verdade, sem que essa mãe perceba, seu coração já está magoado com Deus. Em outras palavras ela quis dizer que Deus está vendo seu sofrimento e nada faz para alivia-lo, e deve ter sido por algo muito ruim que ela fez, pois um pai jamais deixaria sua filha passar por tanto sofrimento. Sem dúvida sua mãe, precisará perdoar Deus, senão sempre irá vê-lo como uma pessoa muito distante em sua vida ou alguém que quer puni-la por seus pecados.
Para perdoar Deus temos de ser muito sinceros com ele. Só quem se sente livre diante dele é capaz de perdoá-lo. É hora de deixar a hipocrisia de lado e falar com Deus sobre nossos sentimentos em relação a Ele, oferecendo-lhe nosso perdão e abrindo o coração para receber seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.