Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

quarta-feira, 7 de março de 2012

Texto da Via Sacra JASF


VIA-SACRA

1ª ESTAÇÃO Jesus é condenado a morte
(Jesus é levado pelos sacerdotes a Pilatos)
(Pilatos e o povo)
Pilatos: que acusações vocês apresentam contra esse homem?
Sumo sacerdote: se ele não fosse um malfeitor não o teríamos trazido até aqui.
Pilatos: encarreguem-se vocês mesmos de julgá-lo conforme as leis de vocês.
Sumo sacerdote: não temos permissão de condenar ninguém à morte.
Pilatos: morte? O que fez esse homem para merecer esta pena?
Sumo sacerdote: ele violou nossas leis, ensinou doutrinas falsas, ele afirma que é o Messias...
Pilatos: não é esse o profeta que vocês receberam em Jerusalém com euforia cinco dias atrás?
Sumo sacerdote: ele proibiu seus seguidores de pagar tributo ao imperador
Pilatos: tragam-no aqui!
(Pilatos e Jesus)
Pilatos: És tu o rei dos judeus?
Jesus: diz isso por ti mesmo ou foram outros que disseram isso de mim?
Pilatos: por acaso eu sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Querem te executar, que fizeste?... Tu és rei?
Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus servos lutariam para que eu não fosse entregue às autoridades dos judeus. Mas o meu reino não é daqui.
Pilatos: então, tu és rei?
Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu nasci para dar testemunho da verdade. Todo aquele que está ao lado da verdade ouve a minha voz.
Pilatos: Verdade... e o que é a verdade?
(Pilatos e o povo)
Pilatos: Eu não encontro nele motivo de condenação. Mas existe um costume  entre vocês  que eu solte alguém na Páscoa. Temos um famoso assassino preso: Barrabás. Qual dos dois vocês querem que eu solte: Barrabás, o assassino ou Jesus, chamado o Messias?
Sumo sacerdote: Ele não é o messias, é um impostor. Solte Barrabás
Povo: Barrabás! Solte Barrabás! Barrabás!
Pilatos: Pergunto novamente: Qual dos dois devo soltar para vocês?
Povo: Barrabás! Solte Barrabás!
Pilatos: E Jesus Nazareno, que devo fazer com ele?
Sumo sacerdote: crucifica-o
Povo: crucifica-o! Crucifica-o!...
Pilatos: Não! Eu vou castiga-lo e depois soltá-lo.
(Pilatos faz gesto para os soldados levarem Jesus e açoitá-lo.)
(soldados e Jesus)
(depois dos açoites soldados zombam, batem e empurram Jesus)
Soldado: Viemos prestar homenagens.
Soldado: Todo rei tem um manto e uma vara.
Soldado: E também tem que ter uma coroa.
Soldado: Salve o rei!
Soldado: Salve o rei dos judeus!
( Pilatos e o povo)
Pilatos: Vou mandar trazer o homem, para que saibam que não vejo nele crime algum.
(soldados levam Jesus para o centro)
Pilatos: Eis o homem!
Povo: crucifica-o! crucifica-o!
Pilatos: mas, que mal fez ele? Isso já é o suficiente.
Sumo sacerdote: crucifica-o!
Povo: crucifica-o! crucifica-o!
Pilatos: vou crucificar o rei de vocês?
Sumo sacerdote: não temos outro rei além de Cesar!
Povo: nosso rei é César!
(Pilatos e Jesus)
Pilatos: Quem és? Fala comigo!... não sabes que eu tenho poder de te libertar ou te crucificar?
Jesus: Não terias poder nenhum sobre mim,se não fosse dado do alto. Por isso, quem me entregou ati, tem pecado maior.
(Pilatos e o povo)
Pilatos: Não vejo crime nenhum neste homem.
Sumo sacerdote: Se soltar este homem não é amigo de César, pois todo aquele que pretende ser rei se coloca contra César.
(o povo se agira e grita com mais força)
Povo: crucifica-o! Crucifica-o!
Pilatos: Tragam-me agua... sou inocente pelo sangue  deste homem. Que o sangue dele caia sobre vocês e vossos filhos!
Povo: que o sangue dele caia sobre nós e nossos filhos!
Pilatos: soltem Barrabás, crucifiquem Jesus!

2ª ESTAÇÃO Jesus carrega a cruz
(os soldados entregam a cruz a Jesus que começa a caminha para o Calvário)
3ª ESTAÇÃO  Jesus cai pela primeira vez

4ª ESTAÇÃO Jesus se encontra com sua mãe
Maria: Meu Filho!  O que estão fazendo com você?
(Maria abraça-se com Jesus, mas em seguida os soldados a retiram de perto dele. João acolhe Maria.)
Soldado: saia daqui mulher, este homem é um condenado!

5ª ESTAÇÃO  Cirineu ajuda a carregar a cruz
(soldado vê um homem que volta do campo e fala)
Soldado: hei, você! Ajude-o
Cirineu: o que querem de mim?
Soldado: Este condenado já não pode carregar a cruz, ajude-o!
Cirineu: Não posso, não tenho nada com isso.
Soldado: Faça o que eu disse agora!
 (Cirineu ajuda Jesus)

6ª ESTAÇÃO Verônica enxuga o rosto de Jesus
(uma mulher aproxima-se de Jesus e enxuga o seu rosto, percebe que a imagem da face de Jesus ficou impressa na tolha)
Verônica: Vejam, Vejam! É o rosto do meu Senhor. Vejam! É o rosto do amor!
Soldado: Saia daqui mulher!
( O soldado empurra a mulher e ela sai mostrando ao povo a imagem)

7ª ESTAÇÃO Jesus cai pela segunda vez
(Os soldados mandam Jesus levantar, erguem-no...

8ª ESTAÇÃO Jesus consola as mulheres
(as mulheres se aproximam de Jesus chorando)
Mulheres: Meu Senhor, o que estão fazendo...
Jesus: Mulheres de Jerusalém, não chorem por mim! Chorem por vocês mesmas e por seus filhos! Por que dias virão que se dirá: felizes das mulheres que nunca tiveram filhos, dos ventres que nunca deram à luz e dos seios que nunca amamentaram.
Soldado: vamos, saiam daqui, deixem este criminoso!
Soldado: saiam, saiam, não escutaram?

9ª ESTAÇÃO  Jesus cai pela terceira vez
Soldado: Levanta-te homem!

10ª ESTAÇÃO Jesus é despido de suas vestes.
 (os soldados afastam o Cirineu)
Soldado: Vá embora, já cumpriu seu dever.
(os soldados tiram a roupa de Jesus e tiram a sorte sobre elas)
Soldado: quero esta túnica!
Soldado: vamos dividir o manto e tirar a sorte para ver quem fica com a túnica.
(os soldados combinam quem ficará com a túnica)

11ª ESTAÇÃO Jesus é pregado na cruz
(os soldados pregam Jesus na cruz)
(Maria e João aproxima-se da cruz)
Jesus: Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe.
(soldado retira, silenciosamente, Maria e João de perto de Jesus)
Jesus: Tenho sede
(soldado oferece vinho misturado com mirra numa vara, mas Jesus não bebe)
Sumo sacerdote: se é mesmo o messias desce dessa cruz para que acreditemos!
Sumo sacerdote: a outros salvou, a si mesmo não pode salvar.
.

12ª ESTAÇÃO Jesus morre na cruz
Jesus: Eli, Eli, Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
Alguém do povo: ele chama Elias.
Alguém do povo: vejamos se Elias vem tira-lo.
(Jesus dá um grande grito e morre)
Jesus: Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito.

13ª ESTAÇÃO Jesus é descido da cruz
José de Arimatéia: Eu trago uma permissão para levar o corpo.
(os soldados perfuram o lado de Jesus, verificando que ele está morto o retiram da cruz e o colocam nos braços de Maria)

14ª ESTAÇÃO Jesus é sepultado
(colocam o corpo em uma maca  envolvendo-o em um lençol e levam para o sepulcro. Todos acompanham. Maria, as mulheres João e  José de Arimatéia estão mais próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.