Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

domingo, 4 de março de 2012

preparação para a quaresma


“Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor.”

Lc 11,34-36 : O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado, se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada.

O que meus olhos enxergam? Como vejo as pessoas, o que vejo nelas? Como me vejo? Meu olhar vê o mundo com esperança, bondade ou  com pessimismo, criticismo...?




Eclo 28, 13.21-23.29-30: Uma querela precipitada acende o fogo, a presteza na disputa derrama sangue, e a língua que presta (falso) testemunho causa a morte. A chicotada produz um ferimento, porém uma língua má quebra os ossos. Muitos homens morreram pelo fio da espada, mas não tantos quanto os que pereceram por sua própria língua. Feliz aquele que está ao abrigo da língua perversa, que não passou pela cólera dela, que não atraiu sobre si o seu jugo, e que não foi atado pelas suas correntes, Protege teus ouvidos com uma sebe de espinhos, não dês ouvidos à língua maldosa, e põe em tua boca uma porta com ferrolhos. Derrete teu ouro e tua prata, faze uma balança para (pesar) as tuas palavras, e para a tua boca, um freio bem ajustado. Tem cuidado para não pecar pela língua, para não caíres na presença dos inimigos que te espreitam, e para que não venha o teu pecado a ser incurável e mortal.


O que sai de minha boca? palavras que constroem, que unem, ou palavras que destroem, que machucam? Meus lábios bendizem, louvam agradecem...?




Mt. 25,31-40: Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes, nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, estava na prisão e viestes a mim. Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes., 



As minhas agem de acordo com minha fé? Tenho atitudes de pessoa renovada em Jesus Cristo? Meus gestos são gratuitos, generosos ou espero recompensas, reconhecimento? Ajudo somente pessoas que me agradam?




Tg 1, 22-25: Sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes, isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos. Aquele que escuta a palavra sem a realizar assemelha-se a alguém que contempla num espelho a fisionomia que a natureza lhe deu: contempla-se e, mal sai dali, esquece-se de como era. Mas aquele que procura meditar com atenção a lei perfeita da liberdade e nela persevera - não como ouvinte que facilmente se esquece, mas como cumpridor fiel do preceito -, este será feliz no seu proceder



Deixo que a Palavra de Deus guie meus passos ou me perco com conversas, barulhos , teorias que confundem, alienam, destroem...? Dou ouvidos a coisas que não são boas, que não edificam?



I Jo 3, 15-17: Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.


O que preenche o meu coração? Jesus tem espaço nele? Meu coração está cheio de sentimentos ruins, de tristeza, rancor, pessimismo...


Faça propósitos para caminhar bem nesta quaresma:

O que devo enxergar/ para que deve fechar meus olhos?
O que devo falar/ para que devo fechar meus lábios?
Como devo agir/ o que não devo fazer?
O que devo escutar/ para que devo fechar meus ouvidos?
O que deve preencher meu coração/ o que devo tirar do meu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.