Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

sexta-feira, 23 de março de 2012

Afinal de contas, quem são os santos?


O culto aos santos é tão antigo quanto a própria Igreja. Depois da paixão e ressurreição de Jesus, Ele volta para junto do Pai e os cristãos iluminados pelo Espírito Santo dão continuidade a sua caminhada aqui na terra tendo em vista o Reino dos céus. No entanto a Igreja é uma só, formada por aqueles cristãos que já encerraram sua caminhada aqui e por nós que somos a Igreja militante. Tendo em vista esse pensamento, já nos primeiros tempos da Igreja, durante as perseguições, era muito comum que os cristãos se recomendasse aqueles que eram levados ao martírio, pois acreditavam que eles podiam levar até Jesus a realidade que  Igreja vivia: Nestes trechos, que são documentos e não mera cogitações, podemos entender melhor:


Documentos Arqueológicos:11 - A fé dos cristãos dos três primeiros séculos nessa verdade está também registrada em muitas inscrições gravadas nos túmulos de santos cristãos e mártires da fé. Eis alguns exemplos: - No Cemitério de São Pânfilo: “Mártires santos, bons e benditos, ajudai a Ciríaco”;-No Cemitério de Aquiléia: “Santos Mártires, lembrai-vos de Maria”;- Na Via Salária lemos também esta inscrição: “Genciano, fiel em paz... Que em tuas orações, rogues por nós porque sabemos que estás em Cristo”;No Cemitério de Gordiano esta outra: “Sebácio, doce alma, pede e roga por teus irmãos e companheiros”;E no de São Calixto: “Vicência, pede em Cristo por Febe e seu esposo”.No Cemitério de Priscila: “Anatólio... teu espírito descanse em Deus. Pede por tua mãe”.(São alguns registros apenas. Ver outros em Lúcio Navarro -Ibidem, pg. 541-542- Recife, PE) Você consegue perceber que esta união entre os cristãos é algo antigo e nada tem haver com idolatria? Não cultuamos os santos para colocá-los no lugar de de Deus, mas justamente porque queremos nos unir mais ainda a Ele e a toda a Igreja. Se de fato fosse errado pedir a intercessão dos irmãos que já estão com Deus, os primeiros cristão que estavam mais perto de Jesus histórico não o teriam feito. Também nós pedimos orações entre nós, também nós acreditamos que aquelas pessoas que amamos estão em comunhão conosco no céu.


12 – Foi certamente com base em documentos com esses acima transcritos, , e em muitos outros, que o sábio Leibnitz – protestantes, mas que estudou com lealdade esse assunto – deixo-nos o seguinte e importante depoimento: “ É certo que já no segundo século da Igreja Cristã, eram celebradas as festas dos mártires, e que em seus túmulos se reuniam assembléias religiosas.” (Em “Syst. Theol.”, p. 70) 13 - Note-se que a expressão “assembléias religiosas” indica as “reuniões cultuais” dos primeiros cristãos para celebrar os Mistérios Eucarísticos, ou Santa Missa, e que na época das perseguições religiosas, era também celebrada sobre os túmulos dos mártires nas catacumbas. Eis a razão da “pedra d´ara” dos nossos altares, que contém relíquia dos mártires, e sobre a qual se celebra a Santa Missa. 14 - Conclusão: A devoção ou culto dos Santos, como é praticado na Igreja Católica - e não nas superstições espíritas e folclóricas - teve sua origem na Igreja Primitiva ou Apostólica, que era dirigida, ou pelos Apóstolos diretamente, ou pelos santos Bispos que os Apóstolos mesmos estabeleceram para substituí-los, e não tardiamente, no século IV, como falsamente pretendem os protestantes.


Para nós e´ muito importante conhecermos a história da vida dos santos porque eles são testemunhas de que é possível viver em nossos dias o Evangelho de Jesus com radicalidade porque eles conseguiram viver no tempo deles. Os santos  são pessoas como nós com limitações, mas sobretudo humildes, deixaram que Deus agisse neles.

O texto em vermelho foi retiro do site abaixo:http://www.adapostolica.org/modules/wfsection/article.php?articleid=418

A Bíblia diz que Deus proíbe as imagens? Confira em sua BÍBLIA:
Nm 21,4-9
Sb 16,5-14
Jo 3,13-15
Ex 25,10-22
1Rs 6,23-28
1Rs 7,23-26
 Será que precisamos ler mais e melhor a Bíblia para entendermos nossa fé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.