Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

sexta-feira, 23 de março de 2012

Encontro de férias 2012: Eu estou em Deus?




Todos nós precisamos de uma identidade, isso nos dá maior segurança, firma nosso ser como pessoas e nos torna indivíduos.  Construímos nossa identidade a partir das nossas escolhas,  daquilo que amamos, acreditamos, sonhamos... você não é apenas um entre muitos, não é uma cópia, você tem características que o tornam irrepetível, singular.
Neste grupo de pessoas do qual você faz parte, quem é igual a você? Ninguém, não é verdade? E é justamente sua individualidade que faz a diferença na hora que você  descobre seu lugar no mundo.
Primeiro você nasceu, dentre tantas possibilidades, você foi @ escolhid@: aquele óvulo + aquele espermatozoide = você. “O Senhor chamou-me desde meu nascimento, ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.” Is 49,1. Pense bem: você é mesmo um milagre. Depois, não importa o que aconteceu, as dificuldades que surgiram, você nasceu. Muitas são as mulheres que por diversas causas abortam seus filhos e para sua sorte sua mãe não tomou atitude semelhante. Por mais dificuldades que tenha enfrentado até aqui, você superou e isso significa que por mais que se ache frágil, sua força não te deixou morrer, por isso não faça pose de pobre coitad@.
Chega um momento que precisamos dar respostas. É aquele tempo em que escutamos: “você não tem mais idade para isso”, “você já está bem crescidinh@”, “já está na hora de...” é isso mesmo você já não se é mais criança... é neste momento que todos querem saber: quem é você? Começamos a nos definir como homem ou mulher, assumir papeis sociais, posturas, estilo musical,  escolhemos uma profissão, nos identificamos com um grupo de pessoas que denominamos amigos. Muitas são as escolhas que fazemos, desde a cor da camiseta até o melhor  candidato para ser residente da república.
E quando o assunto em questão é fé? Em que eu acredito? E quem eu acredito?
A fé, a religião faz parte do nosso ser, da constituição da nossa identidade. O problema é que hoje em dia a escolha é de não fazer escolhas: não se definir, estar encima do muro, curtir o lado bom de todas as coisas e deixar de lado aquilo que não é agradável.

Somos seres livres ou seres fragmentados?

Qual o lugar de Deus nesta realidade? Jesus Cristo nos diz: “Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.Mt 16,24.”  O que podemos entender?
Se alguém quiser vir comigo: Jesus chama, mas deixa-nos livres. Você diz sim ou não. No tempo de Jesus muitos procuravam apenas os milagres, os benefícios, mas não o seguiram, não o reconheceram como Deus e não permitiram que Ele fosse o Senhor de suas vidas. Se queres...
Renuncie a si mesmo: hoje fala-se em muito em ser feliz e felicidade como satisfação pessoal, individualista: “se estiver bom pra mim os outros que se danem eu vou é ser feliz, aproveitar a via...” e muitos em nome de sua felicidade machucam os outros e acabam se machucando. Renunciar a si é perceber que não se está sozinho e que tudo está interligado: minhas ações tem consequências na vida dos outros e vice-versa.
Tome a sua cruz:  Tomar a cruz é ter consciência de seus sofrimentos, suas dificuldades,  suas fraquezas não negar que as possui e sobretudo não deixar que te dominem. Jesus caiu enquanto carregava a cruz ( símbolo de nossos pecados)tomar a cruz é sinal de humildade, de reconhecer que não se é perfeito, mas que se está a caminho. Significa também que estou do lado de Jesus, solidário, que não me envergonha dele nem de sua proposta.
Siga-me: seguir, esta é a palavra chave. Não ficar parad@, estagnar. Significa se colocar a caminho mesmo com risco de cair, mesmo sabendo que quem caminha se cansa. Seguir não a qualquer um, seguir JESUS, Deus feito homem. Mas, muitas vezes corremos o risco de seguir homens e fazê-los deuses. Seguir Jesus é para aqueles que tem coragem de enfrentar os desafios , que não se deixam aprisionar pelo modismo, que não se contentam com uma vida de aparências, que não se satisfazem com alegrias passageiras e uma vida vazia. Seguir Jesus não é para qualquer um... (“Muitos são chamados e poucos os escolhidos” Mt 22,15)

Você tem consciência que é de Deus?

Ser de Deus é uma escolha, uma decisão que só pode ser tomada por “aqueles que aspiram os dons superiores” ICor. 12,31, por aqueles que não se contentam com as coisas do mundo e aceitam o desafio de ir mais além. Muitas são as vozes que tentam confundir, muitos são os apelos que surgem para iludir aqueles que se decidem por Cristo,  por isso quem é de Deus  não pode se acomodar, não pode esmorecer e cair no engano de que se pode seguir a Deus de qualquer maneira, deixando que as c=vozes do mundo falem mais alto e convençam o coração .“Eles são do mundo. É por isto que falam segundo o mundo, e o mundo os ouve.  Nós, porém, somos de Deus. Quem conhece a Deus, ouve-nos, quem não é de Deus, não nos ouve.”
Se você quer aprender a cantar algumas dicas são úteis: procure alguém que entenda de música, escute música, estude música, entre num coral ou grupo de canto, seja perseverante, aprenda com as criticas sem desistir de seu propósito, dedique tempo ao seu aprendizado... se você quer ser um seguidor de Jesus Cristo algumas coisas são necessárias:
Conheça a pessoa que você quer seguir: leia a Bíblia, escute o que Ele tem para te dizer. Jesus não é uma pessoa distante da história ou um deus lá no céu, Ele é seu amigo e todo amigo tem tempo um para o outro senão a amizade corre o risco de ficar sem graça. A oração é o melhor canal para nos comunicarmos com Jesus, conversar com Ele, abrir o coração; para isso você precisa dedicar tempo assim como reserva tempo para seus outros amigos ou atividades que você gosta. Seguir Jesus exige perseverança pois as provações e os questionamentos existem, afinal de contas é mais fácil repetir o que todo mundo faz.
Estar em Deus não é viver só das aparências ou das palavras vaziam, é um aprendizado que se concretiza no cotidiano. Suas atitudes revelarão quem é você,  como Jesus mesmo diz: “Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto.  Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.” Lc 6,43-44. E lembre-se Jesus não se deixa enganar, e não aceita um coração dividido “ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro.” Mt 6,24. Para Deus
©       Marque no texto as frases e palavras que mais chamaram atenção:
1.       Por que destaquei essas frases, palavras? O que revelam de minha vida?
2.       O que Deus quer me dizer?
©       Leia também e escute com o coração o que Deus quer te falar: Jo 3,22-26
©       Qual a minha resposta para Deus?
©       Quais os meus sentimentos? (tristeza, alegria, raiva, remorso, esperança, serenidade...)
©       Faça anotações da sua oração
©       Faça uma oração de agradecimento/suplica a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.