Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

domingo, 31 de maio de 2009

os dons do Espírito Santo


TODOS OS DONS SÃO PRESENTES DE DEUS

Quando nos referimos ao Espírito Santo sempre tomamos como referência os sete dons:sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus.
Eles são inspirados no texto do profeta Isaías (11, 2-3). O Novo Testamento assume esta profecia na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ele seria possuído pelo Espírito de Deus e a partir de sua força, praticará um reinado alicerçado na justiça e na paz, conforme os dons recebidos.
O número sete no contexto bíblico. Significa universidade, totalidade, perfeição. Os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons.
São Paulo, em Gálatas 5, 22-23, fala nos "frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si". Estes frutos provêm de um projeto de vida que todo cristão é chamado a perfazer. Isto não significa que os teremos de uma hora para outra.
Mas, a vida do cristão é um constante converter-se ao crescimento da fé, e um comprometimento para gerar estes frutos na convivência do dia-a-dia.
Podemos dizer que os "dons são qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano para seguir com gosto e facilidade os impulsos divinos, para tomar a decisão acertada em situações obscuras e para reprimir as forças do orgulho, do egoísmo e da preguiça, que se opõem à graça de Deus".


OS SETE DONS E SEU SIGNIFICADO

Vivemos um tempo de grande riqueza em nossa Igreja. Quantos jovens e adultos fazem as comunidades, as famílias saírem de sua passividade e acomodação para tomarem seus membros sujeitos da própria historia através da partilha de seus dons.
Estes dons se transformam em fraternidade, solidariedade, justiça. Através de uma vivência comunitária nos grupos de reflexão, grupos de oração, estudo bíblico ... criam-se práticas sociais e maior consciência de cidadania.
Os sete dons: Sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada cristão. Mas, também, capacitam para superar o perigo da indiferença e do medo, para amar a Deus como Pai. Estes dons, ainda, empenham os cristãos na luta por um mundo mais justo e humano e para perseverar na fé e na esperança, mesmo em meio aos desafios e dificuldades.
Eles resumem toda a ação do Espírito Santo nas pessoas.
Os dons doados pelo Espírito de Deus não tornam as pessoas passivas, inertes, acomodadas. Mas, pelo contrário, o cristão que toma consciência de que está imbuído por seus dons, transforma sua vivência.
Um cristão crismado que não ajuda a transformar, a mudar a sociedade em que vive, certamente engavetou seus dons.

VAMOS ENTERDER MELHOR ESTES DONS:

a) Saberia. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
b) Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...
c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.
d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...
e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.
f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
g) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.




Para que o Espírito Santo nos conceda seus dons pedimos:
Vem, Espírito de Deus,enche os nossos corações com tua graça.És o sopro de Deusque dá vida ao que está morto,que dá vida ao nosso sere que nos tira do túmulo da preguiça edo comodismo.És fogo que queima o que está errado em nós,que aquece nosso coração para amar,que ilumina nossa mente para entender.Faze-nos conhecer Jesus Cristoque veio revelar o amor do Pai.Faze-nos conhecer o pai e sua bondade infinita.Faze-nos tuas testemunhas,instrumentos nas tuas mãospara que os corações dos homens se transformeme assim a terra se renove.Para que reine a justiça e a paz,a solidariedade e o amor.Para que o Reino de Deus se estenda cada dia mais Amém.


Ir. Marlene Bertoldi
BIBLIOGRAFIA:
Secretariado Regional Sul II, Espiritualidade do Catequista.CODINA, Victor, IRARRAZAVAL, Diego. Sacramentos de Iniciação, Vozes, Petrópolis.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Você é JASF


É interessante ver a dinâmica natural que acontece nos grupos de jovens: pessoas que entram, fazem experiências, crescem e partem... partem levando e deixando marcas, vivênvcias que certamente serão luzes em sua nova caminhada.
Berg, nosso amigo, amigo da Sagrada Face, é um jovem que revela no seu rosto o desejo por algo mais, é daqueles jovens inquietos, com sede de infinito e fome de um sentido maior e real para a vida.
Sentiremos sua falta, é verdade, mas queremos que seja feliz, que trilhe seu caminho, faça descobertas, realize conquistas...
Ber, você tem uma missão: levar a Face de Cristo. Você não participa do JASF, você é JASF, um Jovem Amigo da Sagrada Face, um peregrino nesta terra em busca da Face do seu Senhor que se esconde no rosto de todo ser vivente, especialmente aqueles mais sofredores.
Nunca esqueça quem você é.

sábado, 16 de maio de 2009

Site oficial da Sagrada Face


Está sendo construído um site oficial da congregação. A irmã responsável pede que tofdos colaboremos. O JASF terá uma página no site com história, fotos ...

Podemos colaborar enviando depoimentos de experiência vivida no grupo, momentos fortes da caminhada pessoal, as experiências com a espiritualidade da Sagrada Face e a Madre Mastena... Os grupos do Cefas Peregrino, por favor enviem fotos . Tudo para o seguinte e-mail:



terça-feira, 12 de maio de 2009

2° Cultiva e propaga a devoção a Sagrada Face e a Madre Mastena


Este tópico convida todo jovem amigo(a) a espalhar, partilhar o que para ele(a) é um valor: a Sagrada Face (fonte de sua missão)e a Madre Mastena (de quem recebeu como herança o carisma e a espiritualidade).

Para falar sobre a Madre e a Face de Cristo é necessário antes de tudo conhecer, amar e dar um sentido para eles na vivência diária.

Sempre falamos daquilo que gostamos, que nos atrai, nos motiva ou falamos daquilo que não gostamos, que reprovamos, que rejeitamos... só não falamos daquilo que não nos interessa, que tanto faz como tanto fez, que não tem sentido nem lógica... Então onde colocamos estes dois pilares de nossa família religiosa?


A pequena Teresa Maria


Em 29 de dezembro de 1881 a pequena criança recebe o batismo e o nome de Teresa Maria.

Aos quatro anos, era portanto crescida. Mas quanto pode ser crescida uma menina de quatro anos? O seu maior crescimento estava na sua inteligência, no refletir, na imaginação. Um dia foi tão ousada ao ponto de aborrecer a mãe, ao pároco, a quantos lhe admiravam. Um delito, um escândalo! Lhe haviam dito e repetido que fazendo a comunhão se recebia Jesus... que Jesus era aquele grande Deus que havia criado todas as coisas... que nas almas era como o sol na natureza... como flores num jardim e quem sabe outras coisas. Ela entende mais. Bastaram-lhe aquelas comparações para fazê-la estar perto de sua mãe sobre o fio da balaustrada (lugar onde se recebia a comunhão).

Um dia, como sempre, estava lá. Maria Antônia, tomada a Eucaristia esconde o rosto entre as mãos; ela, Teresa, esticou o pescoço ao ministro da comunhão que passava e recebeu pela primeira vez Jesus na Eucaristia, aos quatro anos de idade.

O que aconteceu após sua primeira comunhão? Eu sei, mas não me interessa, a quem poderia interessar?

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Nossa Senhora - palavra do Papa

Palavras na oração Regina Coeli
AMÃ, domingo, 10 de maio de 2009 (ZENIT)- Ao término da Missa no Estádio Internacional de Amã, Bento XVI conduziu a oração do Regina Coeli junto dos fiéis presentes. Estas foram as palavras do Papa na introdução da oração mariana da época da Páscoa.
* * *
Caros amigos,
durante a Missa, falei do carisma profético das mulheres, como portadoras do amor, mestras da misericórdia e construtoras da paz. O supremo exemplo da virtude feminina é a Virgem Maria: Mãe da Misericórdia e Rainha da Paz. Enquanto agora nos voltamos a ela, invocamos sua intercessão materna para todas as famílias destas terras, para que possam realmente ser escolas de oração e de amor. Pedimos à Mãe da Igreja que coloque seu olhar misericordioso sobre todos os cristãos destas terras, e com a ajuda de suas orações, eles possam ser verdadeiramente unos na fé que professam e no testemunho que oferecem. A ela, que tão generosamente respondeu ao anjo e aceitou o convite para se tornar a Mãe de Deus, pedimos que dê coragem e força a todos os jovens que hoje discernem sua vocação, para que também eles possam dedicar-se generosamente a cumprir a vontade do Senhor.
Neste tempo de Páscoa, é com o título do Regina Coeli que nos voltamos à Santíssima Virgem. Como fruto da Redenção alcançada pela morte e ressurreição do seu Filho, ela foi elevada à glória eterna e coroada Rainha dos Céus. Com grande confiança no poder de sua intercessão, nos voltamos agora a ti, com alegria nos nossos corações e amor pela nossa gloriosa e sempre Virgem Mãe.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

1° Vive o carisma de Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos;


Este é o primeiro ponto do perfíl do Jovem e amigo e isto já revela de imediato como ele é importante. Na verdade neste ponto está todo o sentido deste grupo e a sua razão de existir: a sua missão primeira.

PROPAGAR: tornar conhecida a Face de Cristo, anunciar com palavras, atitudes, expressar com a vivência que no rosto de cada pessoa está impressa a Face de Jesus. A nossa Madre Fundadora dizia que a Face de Cristo deveria ser não só conhecida mas também amada em todos os cantos da terra.


REPARAR: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, mas o pecado e a maldade mancharam esta imagem de Deus na humanidade. O homem voltou-se demais para si, o egoismo tornou-se forte em seu coração, ele distanciando-se do criador, foi pouco a pouco colocando máscaras que escondiam sua natureza divina prejudicando a si mesmo e aos irmãos.

Reparar significa concertar, remendar... limpar, tirar tudo que está desgastado. Reparar significa cuidar da humanidade sofrida, acolher, fazer o bem, ser fraterno porque sei que em toda pessoa está gravada a imagem de Deus, seja ela quem for.

Também faço reparação através da oração, rezando pelas pessoas, por suas necessidades, por situações difíceis. A nossa fundadora dedicava horas e horas de adoração Eucaristica pelos pecadores, pobres, doentes, abandonados...

Faço reparação quando por alguma causa ou pessoas ofereço a Deus algum sacrifício. Existem pessoas que têm o coração endurecido e em nome delas, mesmo sem elas saberem, faço renuncias, orações... para sua conversão e felicidade.


RESTABELECER: É necessário devolver à humanidade seus traços paternos. Esta é uma tarefa que exige muita fé de nossa parte e perseverança. Significa que a pessoa machucada reencontra sua dignidade humana, sente-se filho (a) de Deus no mais profundo do seu ser. Não podemos fazer isso por ela, apenas ajudá-la a encontrtar esta verdade. Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos é o nosso ponto de chegada na longa caminhada como peregrinos em busca da Face de Cristo, é o nosso ideal maior. A pessoa já não se sente mais como alguém sujeitado, um pecador abandonado descobre que Cristo está nele, no próximo e coloca-se também a serviço do Reino como construtor amado do Pai.


Esta bela missão deve ser realizada passo a passo, caindo e levantando. Precisamos viver esta experiência na nossa vida para levá-la também a quem precisa, sem esquecer que só deixaremos de ser modelados pelo Espírito Santo quando nos encontrarmos face a face com Aquele que nos criou.

A família mastena


Madre Maria Pia Mastena nasceu em Bovolone-Verona (Itália) no dia 07 de dezembro de 1881. Filha primogênita de Júlio e Maria Antônia Casaroti, que haviam se unido em matrimônio no dia 10 de novembro de 1880.

O pai era um modesto dono de loja de gêneros alimentícios e a mãe era professora nas primeiras escolas comunais de Bovolone. Deste casal nasceram nasceram sete filhos:

Tereza Maria (Madre Mastena), Madalena, Plínio, José, Emílio (Padre Tarcísio), Tiago e Luisa Emilia, estes dois últimos morrerão quando ainda eram crianças.

A pessoa mais famosa de toda a família é aquela menina, nascida dia 07 de dezembro de 1881. Torna-se religiosa: fundou uma congregação a qual comunicou o seu carisma particular e entrou para a história.

domingo, 3 de maio de 2009

Novena de Nossa Senhora


O jasf será responsável pela novena de Nossa senhora nos dias 10 e 24 de maio. Fique atento, participe deste momento de oração e louvor a nossa mãezinha.