Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Advento: o que é? ( I )


ADVENTO

Durante muitos anos a Igreja contempla em seu calendário litúrgico um tempo reservado para a preparação do Natal. A esse período dá-se o nome de Advento. Como o próprio termo, em sua etimologia já nos diz, é um momento vivificado pela comunidade cristã e por sua vez expressado nas celebrações litúrgicas que o compõe, cuja finalidade é a preparação para a solenidade do nascimento do Divino Salvador.
Tal acontecimento mobiliza as equipes litúrgicas das mais variadas comunidades para que, explorando a riqueza contida neste tempo litúrgico, tentem imprimir nas celebrações um rosto que de fato sensibilize as pessoas a aderirem a mística que envolve este período, tão necessária para a caminhada cristã.
A espiritualidade que rege o Advento está repleta de uma simbologia que toca intimamente as pessoas e as fazem experimentar em profundidade a presença do Deus da vida, do Deus libertador, que se revela na pessoa de Jesus de Nazaré e que as leva a acreditar no Projeto de Vida, de solidariedade, de justiça, de fraternidade, de esperança, de paz, anunciado pelas palavras e atitudes de Jesus.
Ao considerarmos a pessoa humana como um ser simbólico faz-se necessário refletirmos sobre a dimensão simbólica que envolve este tempo litúrgico, pois os símbolos que estão presentes na liturgia nesta época possuem em si uma linguagem de significados consideráveis.
Dada a amplitude desta simbologia podemos nos restringir a alguns deles os quais ocupam lugar especial no meio do povo: dentro do conjunto de cores litúrgicas que enriquecem a liturgia, o tempo do advento é caracterizado pela cor roxa, todavia não no mesmo sentido empregado na quaresma, mas aqui simbolizando a expectativa, a atitude vigilante, alegre, esperançosa, de abertura interior para receber o Divino Salvador. Vale ressaltar que no 3º Domingo do Advento, para caracterizar mais ainda essa expectativa para a celebração natalina, pode-se também utilizar nas vestes e na decoração do templo a cor rósea dando ênfase a alegria; a coroa do advento, feita com ramos verdes, enfeitada com fitas coloridas é sinal de esperança pela presença de Jesus na história bem como simboliza o tempo desde a criação até o momento da parusia.
Juntamente com a coroa vão as quatro velas as quais, além de simbolizarem a luz necessária para a vida do cristão, convidam-nos a cada domingo do Advento a uma atitude crescente de vigilância e de abertura à expectativa vivida para a celebração do nascimento de Jesus. O verde da coroa e a luz das velas expressam a vida de Deus na história; o presépio, lugar que marca a simplicidade e a opção preferencial pelos pobres em Jesus; a gruta que simboliza o útero no qual se gera a vida (lembremo-nos de que Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância) e a árvore (pinheiro) que na primavera renova sua folhagem e assim nos lembra vida nova.
Que neste Advento, portanto, possamos vivenciar em nossas vidas tal espiritualidade com disposição e alegria encarnando em nós cada vez mais os valores éticos do Evangelho, indispensáveis para a revitalização de nossas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.