Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TEATRO DE SÃO FRANCISCO 2013

TEATRO DE SÃO FRANCISCO
PERSONAGENS:


Francisco
01:
02:
03:
Leproso:
Amigo de Francisco:
Clara:
Franciscanos:


Povo:





O CORO ENTRA E COMEÇA A FALAR, EM VOZ ALTA,  PARA O POVO         
01: Esta é a história de Francisco, um jovem de Assis. A história de uma alma que procurou e encontrou a luz,
02: Que na luz se perdeu e encontrou o sentido verdadeiro da vida.
03: Muitos conhecem esta história, alguns a admiram e há os que sentem respeito e medo, porque sabem que esta história emociona e desafia.
CORO:  (juntos  no meio do cenário)Quem é Francisco?
À MEDIDA QUE FALAM SE DIRIGEM PARA O POVO
01: Alguém que aproveitou a vida com os amigos, que foi a festas, que cortejou damas
02: Alguém que sempre teve o que quis,  sem nenhum esforço.
03: Uma alma sensível que se deixou iludir pelas alegrias passageiras deste mundo.
01: Um jovem que viveu em uma realidade conturbada, cheia de contra valores, como a nossa.
02: Um jovem indeciso, que não sabia ao certo que caminho seguir, como muitos jovens de hoje.
03: Um jovem que só procurou encontrar a felicidade e se perdeu, como muitos de nós.
 JUNTAM-SE  NOVAMENTE DO CENTRO DO CENÁRIO
CORO: Esse Francisco não existe mais. Hoje ele é o pobre de Assis.
O CORAL RECUA E AS PESSOAS SURGEM DOS DOIS LADOS DA IGREJA, SIMULANDO UM DIA MOVIMENTADO (PESSOAS VENDEM, COMPRAM, CONVERSAM , CAMINHAM...)
FRANCISCO APARECE, VEM ANDANDO LENTAMENTE PELAO MEIO DA IGREJA.
TODOS: Vejam, o louco de Assis
01: dizem  que deixou tudo
TODOS: o louco de Assis
02: deixou família e amigos
TODOS: o louco de Assis
03: deixou a riqueza  e o nome que tinha
TODOS: o louco de Assis
FRANCISCO ENTRA OLHANDO AS PESSOAS SERENAMENTE, TODOS SE AQUIETAM E FICAM DISTANTES DELE, OLHANDO-O, CONVERSAND BAIXO, APONTANDO-O, RINDO...
PELO CENTRO DA IGREJA APARECE UM LEPROSO
PESSOA 01: (gritando)  um leproso! Um leproso!
AS PESSOAS COMEÇAM A SE AFASTAR ASSUSTADAS, FICAM NAS LATERAIS DO CENÁRIO. O CORO FICA AFASTADO, MAS LOCALIZADO NO MEIO DO CENÁRIO. FRANCISCO VAI AO ENCONTRO DO DOENTE, QUE RESISTE À PRESENÇA DO MESMO.
LEPROSO: afaste-se! Você não está vendo que sou um leproso!
FRANCISCO: não tenho medo.
LEPROSO: Deveria! Eu sou a morte!
FRANCISCO: não! Você é meu irmão (abraça o doente)
LEPROSO: Eu sei quem você é. Você é Francisco Bernadone. Dizem que você está louco... mas sei que você é rico... pode me ajudar?
FRANCISCO: eu não tenho riquezas materiais, mas o tesouro que carrego comigo posso te dar,  se quiseres. Tudo o que tenho te dou: o amor de Deus.
LEPROSO:  Deus! Deus não me ama, não quer saber de mim, me abandonou.
FRANCISCO: não! Ele é Pai, por isso somos irmãos. Deus não abandona seus filhos. Ele entende o sofrimento porque viveu o sofrimento na sua paixão. A dor, a doença, o sofrimento e a morte são da natureza humana, não podemos fugir, mas podemos viver unidos a Jesus Cristo, porque Ele que sofreu por nós.
LEPROSO: Francisco, eu quero, eu aceito o que você tem para me dar. Quero acreditar e amar a Deus assim como você.
(Francisco abraça novamente o doente, este chora)
AS PESSOAS COMEÇAM A SE APROXIMAR, BEM DEVAGAR. UM MULHER ENTREGA UM PÃO A FRANCISCO, ELE RECEBE, FAZ UMA BENÇÃO, DIVIDE ENTRE TODOS. O GRUPO COME, COMEÇA A SORRIR, A CONVERSAR. (as pessoas fazem somente os gestos de acolhida enquanto o coro fala. O coro sai do lugar onde estava e começa a se aproximar mais da plateia)
01: ele está diferente, todos que se aproximam podem sentir.
02: existe alguma coisa nele que incomoda a gente, que dá esperança ao coração.
03: ele devolve a certeza de que Deus está do lado dos pobres
TODOS: (onde cada um está se volta para o povo e perguntam com voz forte) o que você faz com  os pobres que batem a tua porta? (continuam fazendo gestos silenciosos)
01: os pobres que não tem o que comer, o que beber, o que vestir...
02: os pobres que precisam de uma palavra amiga, de um gesto de carinho, de uma atitude amorosa...
03: os pobres que precisam do teu perdão, do teu amor, do teu tempo, da tua generosidade.
TODOS: (onde cada um está se volta para o povo e perguntam com voz forte) o que você faz com  os pobres que batem a tua porta? (continuam fazendo gestos silenciosos)
01: os pobres que estão nas ruas, nas praças, nos sinais, nos presídios, nos hospitais...
02: os pobres que estão no teu trabalho, na comunidade, na tua rua, no teu condomínio...
03: os pobres que estão em tua casa, na tua família, na tua vida, no teu coração...
APARECE UM HOMEM RICO, AMIGO DE FRANCISCO, FICA DISTANTE  E CHAMA FRANCISCO
AMIGO DE FRANCISCO: Francisco, preciso falar com você!
FRANCISCO: meu amigo! (vai ao encontro do amigo e o abraça) venha, se aproxime.
AMIGO DE FRANCISCO: não Francisco, prefiro ficar aqui, não sou santo como você.
FRANCISCO: deixe disso, meu amigo. Não sou santo, você sabe disso o tanto quanto eu sei que você tem um grande coração. Afinal o que te trouxe aqui?
AMIGO DE FRANCISCO: Francisco, te conheço a tanto tempo, mas nunca entendi o que você fez. Eu não entendo, mas sinto meu coração arder quando penso nessa loucura toda. Sinto que Deus quer algo de mim, mas não tenho a coragem que você tem, não consigo deixar a vida que tenho e sinto a consciência pesar.
FRANCISCO: meu irmão, Deus pede a mesma coisa a cada um de nós, seus filhos, mas pede de formas diferentes. Você pode ouvir a voz de Deus e fazer o que Ele te pede de acordo com o que teu coração pedir, o que importa é viver no amor e pelo amor que é o próprio Deus, tudo fazer para agradá-lo,  nunca ofender seu coração e cuidar com generosidade do seu bem mais precioso (apontando para o povo) ame e o teu coração se aquietará. Não tenha medo.
FRANCISCO PEGA NA MÃO DO AMIGO E O LEVA PARA JUNTO DO POVO, QUE O ACOLHE.
AS PESSOAS SE AJUDAM, CUIDAM UMA DAS OUTRAS, TRABALHAM JUNTAS.
01: A pessoa que faz experiência do amor de Deus não consegue permanecer igual.
02: Somente o que vem de Deus consegue preencher seu coração
03: Ela sente necessidade de transbordar esse amor para todos que estão ao seu redor.
ENTRA UMA JOVEM RICA COM UMA CESTA DE COMIDA E ROUPAS. AS PESSOAS SE APROXIMAM DELA COMEÇAM A PEGAR O QUE ELA TRAS, DEPOIS SE AFASTAM, A JOVEM E FRANCISCO DE APROXIMAM.
FRANCISCO: Clara, eu sabia que você viria. Sua presença nos faz tanto bem.
CLARA: na verdade, Francisco, são vocês que me fazem bem. Vocês me ensinam o quanto essa vida é passageira, o quanto este mundo é cheio de vaidades e de alegrais efêmeras. Francisco, quero ser toda de Jesus, quero amar o mundo, a vida e as pessoas como Jesus amou. Somente dessa forma serei verdadeiramente feliz.
(Francisco e Clara se abraçam, lentamente vão chegando alguns frades e formam um semi circulo por trás  de Francisco e Clara)
01: muitos sentiram o coração arder por causa do exemplo de Francisco
02: muitos deixaram tudo para trás e tornaram-se companheiros de Francisco
03: homens e mulheres, de todas as idades e classe social
01: viveram com os pobres, como os pobres
02: anunciaram com palavras e gestos o Evangelho de Jesus
03: ensinaram e ensinam para o mundo que, somente em Deus é possível encontrar o sentido da vida.
ENQUANTO TOCA O CANTO: DOCE É SENTIR, FRANCISCO AJUDA A CLARA A TROCAR AS SUAS VESTES RICAS PELO HÁBITO FRANCISCANO. TODOS ESTÃO AO REDOR.
01: hoje, nós somos convocados a vivermos o Evangelho com coragem e fé.
01: termos a coragem de abandonar tudo que nos afasta de Deus e nos aproximarmos do seu amor
03: sermos verdadeiros cristãos  nos lugares onde vivemos: no trabalho, nos estudos, no lazer, na comunidade, na família.
AS PESSOAS FALAM COM VOZ FORTE E CONVICÇÃO
FRANCISCO: Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Pessoa 01:Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Pessoa 02:Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Pessoa 03: Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Pessoa 04: Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Pessoa 05: Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Pessoa 06: Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Pessoa 07: Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Pessoa 08: Onde houver trevas, que eu leve a luz.
 FRANCISCO: Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Pessoa 09: Consolar, que ser consolado;
Pessoa 10: compreender, que ser compreendido;
Pessoa 11: amar, que ser amado.
TODOS : Pois, é dando que se recebe,
                é perdoando que se é perdoado,

               e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.