Páginas
Jovens Amigos ada Sagrada Face
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
75 anos algumas fotos
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
Advento 2011
ADVENTO: Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.
O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pecado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus. O Advento é um tempo especial para fazermos um questionamento sério sobre nossa vida pessoal e também sobre o mundo em que vivemos. É um momento privilegiado para averiguarmos se a semente de amor e justiça lançada por Jesus Cristo no coração dos homens está nascendo e frutificando.
Prepare seu coração para Jesus, ele deve ser a manjedoura que acolhe o pequeno menino:
Pontos para refletir:
1-Do texto acima o que você destaca, por quê?
2-Existem pessoas na sua vida que estão excluídas do seu amor, cuidado, atenção, respeito... Quais? Diante dessa realidade como você se sente?
3-Deus se faz homem porque ama a humanidade. O que você faz para se aproximar mais de Deus? De que forma demonstra seu amor por Ele? Que sacrifícios, desapegos... faz por Ele?
4- Você tem convicção de que é imagem e semelhança de Deus? Como manifesta em seu cotidiano que é filh@ amad@ do Senhor? É consciente de seus talentos, de seus dons... ou queixa-se pelo que não tem e permite que o pessimismo te governem?
5- que áreas da sua vida merecem ser transforma pelo Espírito Santo. Por quê?
Com base na sua reflexão pessoal elabore propósito(s) para este tempo do advento. Jesus merece um coração acolhedor, renovado e inundado de amor. não poupe esforços, afinal de contas você espera o Senhor dos senhores, o Rei dos reis.
Estes trechos foram tirados dos sites abaixo, para saber mais:
http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/advento/15.htm
domingo, 6 de novembro de 2011
programação dos 75 anos
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
São francisco, rogai por nós
- Frei Bernardo de Quintavalle, que será mais tarde seu sucessor, homem de grande fortuna que abandona tudo para seguir São Francisco.
- Frei Pedro Cattani, cônego e conselheiro legal de Assis, homem de esmerada cultura, instrução e dotado de grande inteligência.
- E o irmão Leão, que será sempre e em todas as horas fiel companheiro.
As Ordens Franciscanas
Três ordens se articulam a partir da orientação de São Francisco:- À Ordem Primeira, dos Frades Menores - fundada em 1209, incumbia o apostolado de seguir os passos do nosso Senhor Jesus Cristo e de exemplo de obediência para a Igreja.
- À Ordem Segunda, das Pobres Damas - fundada em 1212, cabia o sacrifício, a oração e zelar pelo amor a Deus no Claustro.
- À Ordem Terceira, dos Irmãos da Penitência - fundada em 1221, conhecida atualmente como Ordem Franciscana Secular, destinaria a missão de reavivar nas consciências a honestidade dos costumes e os sentimentos Cristãos de paz e caridade. Esta ordem é composta por homens e mulheres leigos que buscam em seu cotidiano levar a todos estes sentimentos, almejando a perfeição de vida Cristã sem abandonar a própria família ou renunciar às suas propriedades.
“Carta aos Governantes dos Povos”
segunda-feira, 11 de julho de 2011
parada gay: respeitar e ser respeitado
Eu não queria escrever sobre esse assunto; mas diante das provocações e ofensas ostensivas à comunidade católica e cristã, durante a Parada Gay deste último domingo, não posso deixar de me manifestar em defesa das pessoas que tiveram seus sentimentos e convicções religiosas, seus símbolos e convicções de fé ultrajados.
Ficamos entristecidos quando vemos usados com deboche imagens de santos, deliberadamente associados a práticas que a moral cristã desaprova e que os próprios santos desaprovariam também. Histórias romanceadas ou fantasias criadas para fazer filmes sobre santos e personalidades que honraram a fé cristã não podem servir de base para associá-los a práticas alheias ao seu testemunho de vida. São Sebastião foi um mártir dos inícios do Cristianismo; a tela produzida por um artista cerca de 15 séculos após a vida do santo, não pode ser usada para passar uma suposta identidade homossexual do corajoso mártir. Por que não falar, antes, que ele preferiu heroicamente sofrer as torturas e a morte a ultrajar o bom nome e a dignidade de cristão e filho de Deus?!
“Nem santo salva do vírus da AIDS”. Pois é verdade. O que pode salvar mesmo é uma vida sexual regrada e digna. É o que a Igreja defende e convida todos a fazer. O uso desrespeitoso da imagem dos santos populares é uma ofensa aos próprios santos, que viveram dignamente; e ofende também os sentimentos religiosos do povo. Ninguém gosta de ver vilipendiados os símbolos e imagens de sua fé e seus sentimentos e convicções religiosas. Da mesma forma, também é lamentável o uso desrespeitoso da Sagrada Escritura e das palavras de Jesus – “amai-vos uns aos outros” – como se ele justificasse, aprovasse e incentivasse qualquer forma de “amor”; o “mandamento novo” foi instrumentalizado para justificar práticas contrárias ao ensinamento do próprio Jesus.
A Igreja católica refuta a acusação de “homofóbica”. Investiguem-se os fatos de violência contra homossexuais, para ver se estão relacionados com grupos religiosos católicos. A Igreja Católica desaprova a violência contra quem quer que seja; não apoia, não incentiva e não justifica a violência contra homossexuais. E na história da luta contra o vírus HIV, a Igreja foi pioneira no acolhimento e tratamento de soro-positivos, sem questionar suas opções sexuais; muitos deles são homossexuais e todos são acolhidos com profundo respeito. Grande parte das estruturas de tratamento de aidéticos está ligada à Igreja. Mas ela ensina e defende que a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis é uma vida sexual regrada e digna.
Quem apela para a Constituição Nacional para afirmar e defender seus direitos, não deve esquecer que a mesma Constituição garante o respeito aos direitos dos outros, aos seus símbolos e organizações religiosas. Quem luta por reconhecimento e respeito, deve aprender a respeitar. Como cristãos, respeitamos a livre manifestação de quem pensa diversamente de nós. Mas o respeito às nossas convicções de fé e moral, às organizações religiosas, símbolos e textos sagrados, é a contrapartida que se requer.
A Igreja Católica tem suas convicções e fala delas abertamente, usando do direito de liberdade de pensamento e de expressão. Embora respeitando as pessoas homossexuais e procurando acolhê-las e tratá-las com respeito, compreensão e caridade, ela afirma que as práticas homossexuais vão contra a natureza; essa não errou ao moldar o ser humano como homem e mulher. Afirma ainda que a sexualidade não depende de “opção”, mas é um fato de natureza e dom de Deus, com um significado próprio, que precisa ser reconhecido, acolhido e vivido coerentemente pelo homem e pela mulher.
Causa preocupação a crescente ambiguidade e confusão em relação à identidade sexual, que vai tomando conta da cultura. Antes de ser um problema moral, é um problema antropológico, que merece uma séria reflexão, em vez de um tratamento superficial e debochado, sob a pressão de organizações interessadas em impor a todos um determinado pensamento sobre a identidade do ser humano. Mais do que nunca, hoje todos concordam que o desrespeito às leis da natureza biológica dos seres introduz neles a desordem e o descontrole nos ecossistemas; produz doenças e desastres ambientais e compromete o futuro e a sustentabilidade da vida. Ora, não seria o caso de fazer semelhante raciocínio, quando se trata das leis inerentes à natureza e à identidade do ser humano? Ignorar e desrespeitar o significado profundo da condição humana não terá consequências? Será sustentável para o futuro da civilização e da humanidade?
As ofensas dirigidas não só à Igreja Católica, mas a tantos outros grupos cristãos e tradições religiosas não são construtivas e não fazem bem aos próprios homossexuais, criando condições para aumentar o fosso da incompreensão e do preconceito contra eles. E não é isso que a Igreja Católica deseja para eles, pois também os ama e tem uma boa nova para eles; e são filhos muito amados pelo Pai do céu, que os chama a viver com dignidade e em paz consigo mesmos e com os outros. Card. Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo
Publicado em O SÃO PAULO, ed. de 28.06.2011
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Quarta semana provas surpresas
1ª PROVA: CAMINHADA EM EQUIPE
Participantes: 4 por equipe
Objetivo: chegar a determinado local sem que nenhum dos membros da equipe coloque os pés fora do papelão
Pontuação: por ordem de chegada: 10,20,30 pontos. O primeiro lugar poderá optar por jogar os dados
2ª PROVA: BOLA D’ÁGUA
Participantes: 5 por equipe
Objetivo: conseguir o maior número de bexigas d’água
Tempo: 3 minutos
Metodologia: a bola d’água deve ser lançada de membro para membro até chegar ao último e este colocar cuidadosamente numa vasilha. Atenção: se a bola cair e não estourar deverá voltar para o início; os participantes não podem sair do seu lugar (devem esperar a bexiga onde estão; só serão contada as bexigas que estiverem cheias na vasilha.
Pontuação:5 pontos por bola
3ª PROVA: CORRIDA NA COMUNIDADE
Cada equipe deverá procurar e encontrar nas casa da comunidade:
Ø 1 Imagem de São Francisco
Ø 1 Imagem de Nossa Senhora
Ø 1 Quadro da Sagrada Face
Critérios: as pessoas da equipe deverão fazer a procura a pé. Não poderão procurar nas casa religiosas (irmãs e irmãos da Sagrada Face), na Capela São Francisco nem no Centro de Solidariedade.
Tempo: 20 minutos
Pontuação: 30 pontos para quem chegar dentro do tempo. Para quem chegar primeiro dentro do tempo além dos 30 pontos poderá também lanças 01 dado e somar a quantidade de pontos do dado mais a soma adquirida pela realização da tarefa.
terça-feira, 21 de junho de 2011
terceira semana provas surpresas
DEZEMBRO DE 1881
DEZEMBRO DE 1881
MARÇO DE 1891
AGOSTO DE 1891
SETEMBRO DE 1901
OUTUBRO DE 1903
ABRIL DE 1927
MAIO DE 1940
DEZEMBRO DE 1947
JUNHO DE 1951
JUNHO DE 1951
NOVEMBRO DE 2005
JANEIRO DE 1977
NOVEMBRO DE 1927
SEGUNDA PROVA:RODADA DE PERGUNTAS Será feita perguntas para equipes e responderá quem chegar primeiro na mão de um dos rapazes que estarão na frente do pátio. Qualquer membro da equipe poderá responder
PRIMEIRA RODADA DE PERGUNTAS: Onde nasceu Madre Mastena? BOVOLONE/ ITÁLIA TERESA MARIA JULIO MASTENA E MARIA ANTONIA CASAROTI TARCÍSIO A IMAGEM DA SAGRADA FACE NO CENTRO DE UMA CRUZ. DOM EUGÊNIO BECCEGATO |