Páginas

Jovens Amigos ada Sagrada Face

Grupo de jovens pertencente a família religiosa da Congregação da Sagrada Face, que tem como missão Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos, especialmente os mais humildes e necessitados

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

compromisso






JOVENS AMIGOS DA SAGRADA FACE JASF

Compromisso, uma palavra talvez esquecida por uns, por outros mal compreendida... mas afinal o que ela significa?

Se comprometer significa obrigar-se por vontade própria a realizar uma promessa feita em grupo, o compromisso diz mais respeito a atitude que cada um dos membros do grupo assume para realizar (concretizar) o que se propuseram fazer em conjunto. O compromisso empenha as pessoas por elas próprias, isto é, obriga-as livremente a cumprirem o que prometeram. Neste sentido o compromisso assumido na liberdade dos filhos de Deus exige responsabilidade. Enquanto o homem tiver vida o compromisso nunca acaba, porque quando se atinge uma meta se abraça imediatamente outra; a nossa vida enquanto peregrinos por essa terra é um contínuo comprometer-se até vermos Deus face a face.

Você também fez um juramento, comprometeu-se com a Sagrada Face de Cristo, com sua família religiosa. Diante dessa definição, como você está respondendo ao seu chamado de ser JASF?
Abra seu coração e sua mente para este questionamento, seja honesto com você e tome uma decisão coerente na sua vida. Só você pode escolher seu caminho, escolha-o com a alegria de uma criança, a coragem de um jovem, a maturidade de um adulto e a sabedoria de um ancião.



Comprometer-se como JASF significa que você está disposto a viver o ideal do grupo, sua missão, carisma e espiritualidade. Com humildade faça uma revisão de sua caminhada.

O Jovem Amigo:
1° Vive o carisma de Propagar, Reparar e Restabelecer o Rosto de Cristo nos irmãos; ( de forma concreta como você procura vivenciar o carisma na sua vida?)
2° Cultiva e propaga a devoção a Sagrada Face e a Madre Mastena; ( de que maneira? )
3° Cultiva a vida de oração e busca conhecer Jesus através de leitura e aprofundamento da Palavra de Deus e assume o compromisso de fazer uma hora de reparação Eucarística no primeiro domingo de cada mês; (quanto tempo você dedica para a sua vida de oração diariamente? Que interesse concreto você tem pela Palavra de Deus?
4° É alegre, comunicativo, otimista, sincero, companheiro e não deixa-se abater pelas dificuldades; ( que características humanas você cultiva na sua vida? Procura ser um ser humano melhor para os que de alguma forma convivem com você? O que as pessoas próximas pensam de você?)
5° É um jovem comprometido, consciente e ético. ( dentro e fora do grupo como estas palavras se tornam verdade na tua vida?)
6° Participa da missa semanalmente, sabe se comportar na casa de Deus e nos encontros e veste-se adequadamente. (como você participa da missa? No final da Santa Missa sabe o que escutou, o que cantou e o que rezou? Como prepara-se para este momento?)
7° Tem fé e busca o crescimento e a maturidade, colaborando para criar no grupo um ambiente onde seja possível fazer experiência de Deus; ( O que evangelicamente eu acrescento ao JASF enquanto grupo? Deixo me guiar por sentimentos mundanos?)
8° Não se deixa levar pelas coisas do mundo, procurando viver de forma correta, sendo exemplo para as pessoas e especialmente para outros jovens; (você é um testemunho de jovem cristão para outros jovens, os que não estão no grupo lhe olham como uma pessoa coerente ou em busca de Deus?)
9° É assíduo, participativo e respeitoso nos encontros, sabe a hora certa de falar e escutar as pessoas; (como tem sido seu interesse pelo JASF, que sacrifícios você tem feito para ser responsável aos seus compromissos?)
10° é solidário e presta ajuda a quem precisa segundo suas possibilidades; ( você considera-se uma pessoa sensível a realidade do outro? Porque? De que forma isso contribui para seu testemunho cristão?)

Obs: você tem uma tarefa no grupo? Como está realizando-a?isso tem lhe ajudado a crescer como membro do grupo?






Renovação da águia
A águia é a ave que possui maior longevidade da espécie, chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem de tomar uma série e difícil decisão…
Aos 40 anos a águia está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e voar se torna difícil!
A águia então só tem duas alternativas: morrer… ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura, em média, 150 dias:
Consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar. Então, após, encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, com muita dor.
Após arrancar o seu próprio bico a águia espera que nasça um novo bico, com o qual irá arrancar suas velhas unhas, uma a uma, novamente com muita dor. Quando as novas unhas começam a nascer, a águia então passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses ela vai para o famoso vôo da renovação e para viver plenamente mais 30 anos.

O JASF precisa de renovação, deixar de lado o comodismo, o cansaço, a apatia... o mundo precisa de sangue novo, empenho jovem, de pessoas que verdadeiramente encarnem o Evangelho de Jesus Cristo com coragem e humildade. Não precisamos de números, não precisamos ser um número a mais em lugar nenhum, isso seria viver por viver, ser morno, seríamos iguais a Maria vai com as outras... Um a mais, somente. Precisamos de gente que deseja fazer a diferença, gente com compromisso, engajada pelo Reino de Deus, cristãos com coração generoso, que mesmo reconhecendo suas limitações, conscientes das dificuldades em ser seguidor de Jesus, não desistem, não desanimam, porque sabem em quem colocaram a esperança: Cristo.
Então, você quer fazer a diferença? Tem coragem para isso? A decisão é tua!


É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão. Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais da liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pelo amor. Pois toda a lei se resume neste único mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mas se vos mordeis e vos devorais uns aos outros, cuidado para não serdes consumidos uns pelos outros! Eu vos exorto: deixai-vos sempre guiar pelo Espírito, e nunca satisfaçais o que deseja uma vida carnal. Pois o que a carne deseja é contra o Espírito, e o que o Espírito deseja é contra a carne: são o oposto um do outro, e por isso nem sempre fazeis o que gostaríeis de fazer. Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. São bem conhecidas as obras da carne: imoralidade sexual, impureza, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades, contenda, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. O fruto do Espírito, porém, é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não existe lei. Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também de acordo com o Espírito. Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros. Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros. Carregai os fardos uns dos outros; assim cumprireis a lei de Cristo. Pois, se alguém julga ser uma pessoa importante, quando na verdade não é nada, está se iludindo a si mesmo. Cada um examine suas próprias ações; então, poderá ter de que se gloriar, mas somente por referência a si mesmo e não se comparando com outrem. Pois cada qual tem de carregar seu próprio fardo. Não vos iludais, de Deus não se zomba; o que alguém tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não esmoreçamos na prática do bem, pois no devido tempo colheremos o fruto, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé. Irmãos, a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o vosso espírito. Amém! (Gal.5)

Reflita sobre este texto de São Paulo aos Gálatas e perceba o que o Senhor lhe diz através destas palavras.

Ao final de sua reflexão escreva uma carta para o JASF, partilhe seus sentimentos e pensamentos, o que o tocou e que resposta você dá livremente ao grupo. Esta carta deverá ser entregue durante a semana .

“fazei de nós Senhor, peregrinos em busca da tua Face.”

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Recados para Orkut
Um lindo aniversário:
Aline! Celebrar tua vida é elevar a Deus um canto de louvor e agradecimento.
Celebrar tua vida é lembrar que Deus realiza maravilhas na vida das pessoas.
Celebrar tua vida é enxergar as vitórias de Deus.
Celebrar tua vida é afirmar que voc~e é uma obra do Divino Criador que te modelou a sua imagem e semelhança para que vivendo você possa transmitir a bondade do teu Senhor.
Parabéns!

domingo, 18 de outubro de 2009

IV FEST'ART FOI 10

É isso aí! Foi muito bom, bom mesmo. Este ano deu pra perceber de forma bem clara que quando se quer verdadeiramente algo, com fé e trabalho, é possível realizar.
Mesmo se tudo parece perdido, sem solução, mesmo quando o desânimo abate a muitos é necessário não esquecer o que se quer de verdade, qual o objetivo que nos movimenta.Em breve as fotos serão postadas...rsrsrsr

sábado, 3 de outubro de 2009

Bíblia: o Livro Sagrado



O que é a Bíblia?
A Bíblia é um conjunto de livros escritos durante vários séculos, por várias mãos. A palavra Bíblia, ao pé da letra, significa “livrinhos", plural da palavra grega biblíon ("livrinho") que, por sua vez, é o diminutivo da palavra biblos ("livro"). A palavra "Bíblia" para se referir às Sagradas Escrituras foi usada pela primeira vez por João Crisóstomo, no quarto século depois de Cristo.

Assim, a Bíblia consiste de uma coleção de livros menores, diferentes entre si. Cada um desses livros aborda uma mensagem com a finalidade de iluminar a vida do povo de Deus, de acordo com a realidade da época em que foi escrito. Há, ao todo, 73 livros, escritos de diversos modos: história, poesia, hinos, cartas e outros escritos, conforme a mensagem a ser comunicada.





Divisão da Bíblia
Os 73 livros que se encontram na Bíblia cristã dividem-se em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A palavra "testamento" vem da tradução grega para a palavra hebraica berit, que significa "aliança", "pacto". Logo, as duas grandes partes da Bíblia referem-se à Antiga e à Nova Aliança entre Deus e o seu povo.



Diferença entre Biblia católica e protestante
Existe uma diferença entre a Bíblia dos católicos e a dos protestantes. As Bíblias protestantes não trazem sete livros: Judite, Tobias, 1º Macabeus, 2º Macabeus, Baruc, Eclesiástico e Sabedoria, além de Ester 10,4-16,24 e Daniel 13-14. Estes livros foram considerados inspirados num segundo momento, quando a Bíblia hebraica já estava bem formada, e entraram no conjunto dos textos sagrados somente quando a Bíblia hebraica foi traduzida para o grego, na tradução da Setenta, por volta do ano 250 antes de Cristo. Como os protestantes aceitam somente a Bíblia hebraica como inspirada, estes textos ficaram de fora. Já os católicos aceitam a Bíblia grega e, portanto, os sete livros acima, escritos em grego, foram considerados sagrados. Hoje, porém, algumas Bíblias protestantes trazem também estes livros, que são conhecidos como "deuterocanônicos".


ANTIGO TESTAMENTO

Pentateuco (a Lei)
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio

Os cinco primeiros livros da Bíblia formam o Pentateuco. Pentateuco é uma palavra grega que significa "cinco livros". Foram escritos ao longo de 500 anos e falam da criação do mundo e da Aliança que Deus fez com o povo hebreu.


Livros históricos
Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2 Macabeus

Os livros históricos formam a maior parte do Antigo Testamento. Contam a história desde a entrada na Terra Prometida até pouco antes do nascimento de Jesus. São divididos em três grupos:

a) Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis: procuram mostrar que o importante na caminhada do povo é a fidelidade à Aliança com Deus. Quando as lideranças e o povo são fiéis à Aliança, recebem a bênção; quando há desrespeito ao pacto, caem em desgraça.

b) 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, 1 e 2 Macabeus: escritos após o exílio na Babilônia, contam a história de modo a orientar o povo na reconstrução para organização e sobrevivência diante do poder estrangeiro.

c) Rute, Tobias, Judite, Ester: apresentam situações vividas pelos judeus na Palestina ou no estrangeiro, com a finalidade de iluminar o povo. Não são acontecimentos históricos. São histórias inventadas a partir de situações reais e concretas do povo.


Livros sapienciais e poéticos
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, Eclesiástico

Nestes livros, temos a sabedoria e a espiritualidade do povo de Deus. Os livros de sabedoria são cinco: Jó, Provérbios, Eclesiastes, Sabedoria e Eclesiástico. Os livros de poesia são dois: Salmos e Cântico dos Cânticos.


Livros proféticos
Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias

Os livros proféticos são tradicionalmente divididos em dois grupos: os profetas maiores e os menores, de acordo simplesmente com o tamanho dos livros. Os quatro maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Profetas foram aqueles que, ao longo da história, convocaram as lideranças e o povo para a conversão ou volta ao projeto de Deus, denunciaram situações injustas e alertaram para o julgamento de Deus. Anunciam a esperança, encorajam o povo a reconstruir sua própria história.



NOVO TESTAMENTO

Evangelhos
Mateus, Marcos, Lucas, João

A palavra "evangelho" quer dizer "boa notícia". Cada um dos quatro evangelhos narra a boa notícia de Jesus, sua vida e missão, desde o nascimento até a paixão, morte e ressurreição. Foram escritos entre 30 e 70 anos depois da morte e ressurreição de Jesus, a partir das histórias que as comunidades recordavam e transmitiam de boca em boca. Os Evangelhos foram escritos não para mostrar os fatos históricos exatamente como aconteceram, e sim como um meio de se manter viva a lembrança das ações e das palavras de Jesus, para que continuassem iluminando sempre a vida do povo.


Atos dos Apóstolos
Atos dos Apóstolos

O evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos formam uma só obra. O evangelho de Lucas apresenta o caminho de Jesus, da Galiléia a Jerusalém. Os Atos dos Apóstolos mostra o caminho das primeiras comunidades cristãs, ou seja, dos discípulos de Jesus, de Jerusalém a Roma.


Cartas
Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1 a 3 João, Judas

As cartas encontradas no Novo Testamento são divididas em dois grandes grupos: as cartas de Paulo e as cartas católicas. As cartas de Paulo visam responder a situações concretas e resolver problemas específicos das várias comunidades que o apóstolo acompanhava. As sete cartas católicas, ou universais, foram escritas para toda a Igreja, e não para pessoas ou comunidades em particular. Essas cartas são: uma de Tiago, duas de Pedro, três de João e uma de Judas.


Apocalipse
Apocalipse de João

O Apocalipse de João foi escrito para iluminar a vida das comunidades que enfrentavam a perseguição no final do primeiro século depois de Cristo. Nesse livro, há muitas imagens e símbolos do Antigo Testamento que para nós muitas vezes dificultam a compreensão, mas eram familiares ao povo da Bíblia. A palavra apocalipse não quer dizer previsão sobre o futuro, mas revelação. No Apocalipse encontramos a revelação do próprio Jesus Ressuscitado.

Santa Missa



A Santa Missa é a maior festa do católico, nela podemos viver e renovar nossa fé, nossa esperança e amor em Jesus Cristo que entregou-se sem reservas para nos salvar e libertar. Cada parte da Celebração Eucaristica nos revela esta verdade: Deus nos ama infinitamente e faz conosco um pacto de amor que jamais será desfeito.



PARTES DA MISSA E SEUS SIGNIFICADOS:

Ritos Iniciais:
1) Introdução: Normalmente há um comentário inicial, explicando o sentido da Missa e o que Deus vai falar.
2) O Canto de Entrada, que todos devem cantar, é a primeira manifestação de alegria do povo reunido por Deus.
3) O Sinal da Cruz demonstra que a Missa é realizada em nome de Deus.
4) O Ato Penitencial nos faz reconhecer que somos pecadore e que a misericórdia de Deus é maior que os nossos pecados.
5) O Hino de Louvor nos convida a louvar o amor de Deus.
6) Oração: Esta oração se chama coleta porque pretende reunir todas as intenções da Igreja e do povo presente. Até aqui a gente fica de pé, em sinal de prontidão em caminhar ao encontro do Senhor.

Liturgia da Palavra:
1) A Primeira Leitura, normalmente tirada do Antigo Testamento, mostra o que Deus quer de nós.(Na Páscoa, é do Novo Testamento - Atos dos Ap.)
2) Nós respondemos ao seu pedido com o Salmo de Resposta.
3) A Segunda Leitura nos mostra a doutrina dos Apóstolos (cartas do Novo Testamento).
4) De pé, damos as boas-vindas a Jesus, com a Aclamação ao Evangelho.
5) No Evangelho, Deus fala em Jesus, a Palavra Viva.
6) A gente senta, e o padre nos explica a Palavra de Deus na Homilia.
7) Nós respondemos a Deus, de pé, na Profissão de Fé(o “Creio” é o resumo de pontos essenciais de nossa fé católica).
8) A seguir, fazemos nossos pedidos na Oração dos Fiéis.

Liturgia Sacramental:
1) Apresentamos a Deus o Pão e o Vinho, nossas ofertas, junto com nossas vidas, enquanto cantamos o canto das ofertas.
2) em nome da comunidade, o padre pede que Deus receba os dons, na Oração sobre as oferendas.
3) O Prefácio é um hino de ação de graças a Deus. E nós respondemos, cantando o Santo.
4) A Oração Eucarística, que iniciou com o prefácio, é a narração da paixão, morte, ressurreição e glorificação de Jesus. Nela temos a invocação do Espírito Santo(quando o padre estende as mãos sobre o Pão e o Vinho), a consagração e o memorial da cruz(a resposta que rezamos depois da consagração). O padre oferece a Deus o Corpo(Pão) e o Sangue(Vinho) de Cristo e intercede por nós, Igreja, pelos vivos e pelos mortos. Durante a consagração, a narração da última Ceia de Jesus, costuma-se ficar ajoelhados, em adoração.
5) O Pai Nosso nos mostra que somos filhos do mesmo Pai e comprometidos com o seu Reino.
6) Na Oração e abraço da paz, fazemos um exercício de fraternidade, perdoando-nos uns aos outros, para poder receber o único Pão da Vida.
7) O padre nos convida a comungar, e nós nos colocamos a caminho, cantando o canto de comunhão. Pela comunhão, Cristo reparte-se para unirmos no corpo místico de sua Igreja.
8) Após haver comungado, nós agradecemos rezando, cantando ou em silêncio.
9) O padre reza a oração final, que é um compromisso com o Cristo que recebemos na comunhão.
Ritos Finais:
Deus, por meio do padre, nos abençoa e nos envia para a vida diária, na bênção final.